1Naquelesdias, nãohaviarei em Israel, e a tribodosdanitasbuscavapara si herança em quehabitar; porquanto, atéàqueledia, entre as tribos de Israel, nãolhehaviacaídoporsorte a herança.
2Enviaram os filhos de Dã cincohomensdentretodos os da suatribo, homensvalentes, de Zorá e de Estaol, a espiar e explorar a terra; e lhesdisseram: Ide, explorai a terra. Chegaram à regiãomontanhosa de Efraim, até à casa de Mica, e alipernoitaram.
3Estandoelesjunto da casa de Mica, reconheceram a voz do moço, do levita; chegaram-se para lá e lhedisseram: Quem te trouxeparaaqui? Quefazesaqui? E que é quetensaqui?
7Partiram os cincohomens, e chegaram a Laís, e viramque o povoquehavianelaestavaseguro, segundo o costumedossidônios, em paz e confiado. Nenhumaautoridadehaviaque, porqualquercoisa, o oprimisse; tambémestavalongedossidônios e nãotinhatratocomnenhumaoutragente.
9Elesdisseram: Disponde-vos e subamoscontraeles; porqueexaminamos a terra, e eisque é muitoboa. Estais aí parados? Nãovosdemoreis em sairparaocupardes a terra.
10Quando lá chegardes, achareis um povoconfiado, e a terra é ampla; porqueDeus vo-la entregounasmãos; é um lugar em quenão há falta de coisaalgumaque há na terra.
14 Os cincohomensqueforamespiar a terra de Laísdisseram a seusirmãos: Sabeisvósque, naquelascasas, há umaestolasacerdotal, e ídolos do lar, e umaimagem de escultura, e uma de fundição? Vede, pois, o quehaveis de fazer.
17Porém, subindo os cincohomensqueforamespiar a terra, entraram e apanharam a imagem de escultura, a estolasacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentoshomensqueestavamarmadoscom as armas de guerra.
18Entrandoeles, pois, na casa de Mica e tomando a imagem de escultura, a estolasacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, disse-lhes o sacerdote: Queestaisfazendo?
19Eleslhedisseram: Cala-te, e põe a mão na boca, e vemconosco, e sê-nosporpai e sacerdote. Ser-te-á melhorseressacerdote da casa de um só homem do queseressacerdote de umatribo e de umafamília em Israel?
25Porém os filhos de Dã lhedisseram: Nãonosfaçasouvir a tuavoz, paraque, porventura, homens de ânimoamargosonão se lancemsobre ti, e tu percas a tuavida e a vidados da tuacasa.
27Levarameles o queMicahaviafeito e o sacerdotequetivera, e chegaram a Laís, a um povo em paz e confiado, e os feriram a fio de espada, e queimaram a cidade.
28Ninguémhouveque os livrasse, porquantoestavamlonge de Sidom e nãotinhamtratocomninguém; a cidadeestava no valejunto a Bete-Reobe. Reedificaram a cidade, habitaramnela29 e lhechamaram Dã, segundo o nome de Dã, seupai, quenascera a Israel; porém, outrora, o nomedestacidadeeraLaís.
30 Os filhos de Dã levantarampara si aquelaimagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seusfilhosforamsacerdotes da tribodosdanitasaté ao dia do cativeiro do povo.
Nenhum comentário ainda.