1NAQUELESdiasnãohaviarei em Israel; e nosmesmosdias a tribodosdanitasbuscavapara si herançaparahabitar; porquantoatéàquelediaentre as tribos de Israelnãolhehaviacaídoporsortesuaherança.
2 E enviaram os filhos de Dã, da suatribo, cincohomensdentreeles, homensvalorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e reconhecer a terra, e lhesdisseram: Ide, reconhecei a terra. E chegaram à montanha de Efraim, até à casa de Mica, e passaramali a noite.
3 E quandoelesestavamjunto da casa de Mica, reconheceram a voz do moço, do levita; e dirigindo-se para lá, lhedisseram: Quem te trouxeaqui? Quefazesaqui? E que é quetensaqui?
7Entãoforam-se aquelescincohomens, e chegaram a Laís; e viramque o povoquehavia no meiodelaestavaseguro, conforme ao costumedossidônios, quieto e confiado; nemhaviaautoridadealguma do reinoqueporqualquercoisaenvergonhasse a alguémnaquelaterra; tambémestavamlongedossidônios, e nãotinhamrelaçãocomninguém.
9 E elesdisseram: Levantai-vos, e subamoscontraeles; porqueexaminamos a terra, e eisque é muitíssimoboa. E vósestareisaqui tranqüilos? Nãosejaispreguiçosos em irdesparaentrar a possuirestaterra.
10Quando lá chegardes, vereis um povoconfiado, e a terra é larga de extensão; porqueDeus vo-la entregounasmãos; lugar em quenão há falta de coisaalgumaque há na terra.
12 E subiram, e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; entãochamaram a estelugarMaané-Dã, até ao dia de hoje; eisqueestápordetrás de Quiriate-Jearim.
14Entãoresponderam os cincohomens, queforamespiar a terra de Laís, e disseram a seusirmãos: Sabeisvóstambémquenaquelascasas há um éfode, e terafins, e umaimagem de escultura e uma de fundição? Vede, pois, agora o quehaveis de fazer.
17Porémsubindo os cincohomens, queforamespiar a terra, entraramali, e tomaram a imagem de escultura, o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentoshomensqueestavammunidoscom as armas de guerra.
18Entrandoeles, pois, em casa de Mica, e tomando a imagem de escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, disse-lhes o sacerdote: Queestaisfazendo?
19 E eleslhedisseram: Cala-te, põe a mão na boca, e vemconosco, e sê-nosporpai e sacerdote. É melhorsersacerdote da casa de um só homem, do quesersacerdote de umatribo e de umafamília em Israel?
24Entãoeledisse: Os meusdeuses, que eu fiz, me tomastes, juntamentecom o sacerdote, e partistes; quemais me restaagora? Como, pois, me dizeis: Que é quetens?
25Porém os filhos de Dã lhedisseram: Nãonosfaçasouvir a tuavoz, paraqueporventurahomens de ânimomaunão se lancemsobrevós, e tu percas a tuavida, e a vidados da tuacasa.
27Eles, pois, tomaram o queMicatinhafeito, e o sacerdotequetivera, e chegaram a Laís, a um povoquieto e confiado, e os feriram ao fio da espada, e queimaram a cidade a fogo.
28 E ninguémhouveque os livrasse, porquantoestavamlonge de Sidom, e nãotinhamrelaçõescomninguém, e a cidadeestava no valequeestájunto de Bete-Reobe; depoisreedificaram a cidade e habitaramnela.
30 E os filhos de Dã levantarampara si aquelaimagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seusfilhosforamsacerdotes da tribodosdanitas, até ao dia do cativeiro da terra.
Nenhum comentário ainda.