1Recebioutramensagem do SENHOR:2 “Porquevocêscitamesteprovérbio a respeito da terra de Israel: ‘Os paiscomeramuvasazedas, mas os dentesdosfilhos é queestragaram’?
6Nãoparticipa de banquetesnoslugares de adoraçãodiantedosídolos de Israelnem os adora. Nãocometeadultério e nãotemrelaçõescom a mulherquandoelaestámenstruada.
7 É um credormisericordioso, quenãoficacom os objetosentreguescomogarantiapelosdevedorespobres. Nãoroubadospobres; antes, dá alimentoaosfamintos e providenciaroupasaosnecessitados.
8Emprestadinheirosemvisarlucros, mantém-se afastado da injustiça, é honesto e imparcialquandojulga9 e obedecefielmente a meusdecretos e estatutos. Quemagedessemodo é justo e certamenteviverá, diz o SENHORSoberano.
11Suponhamosqueessefilhofaçatodas as maldadesqueseupaijamaisfaria: participe de banquetesoferecidos a ídolosnoslugares de adoração, cometaadultério,12oprima os pobres e os desamparados, roube de seusdevedores ao nãolhesdevolversuagarantia, adoreídolos, pratiquepecadosdetestáveis13 e emprestedinheirovisandolucros. Acasoessepecadordeveviver? Não, eleseráresponsabilizado e morrerá.
17Ajuda os pobres, nãoemprestadinheirovisandolucros e obedece a todos os meusdecretos e estatutos. Elenãomorreráporcausadospecados de seupai; certamenteviverá.
19 “Vocês, porém, perguntam: ‘Comoassim? O filhonãopagapelospecados do pai?’. Não! Pois se o filhofaz o que é justo e certo e guardameusdecretos, elecertamenteviverá.
20Aquelequepecar é quemorrerá. O filhonãoserácastigadopelospecados do pai, e o painãoserácastigadopelospecados do filho. Os justosserãorecompensadosporsuajustiça, e os perversosserãocastigadosporsuaperversidade.
23 “Vocêsachamque eu gosto de ver os perversosmorrerem?, diz o SENHORSoberano. Claroquenão! Meudesejo é queeles se afastem de seusmauscaminhos e vivam.
24Contudo, se os justos se afastarem de suajustiça, cometerempecados e agiremcomooutrospecadores, deve-se permitirquevivam? Claroquenão! Todos os seusatos de justiçaserãoesquecidos, e elesmorrerãoporcausa de seuspecados.
30 “Portanto, julgareicada um de vocês, ó povo de Israel, conformesuasações, diz o SENHORSoberano. Arrependam-se e afastem-se de seuspecados, e nãopermitamqueeles os derrubem.
Nenhum comentário ainda.