2 Lá, encontrou um judeuchamadoÁquila, natural do Ponto, recentementechegado da Itália, comPriscila, suamulher, porque o imperadorCláudiohaviadecretadoquetodos os judeusdeviamsair de Roma. Pauloaproximou-se deles.
6Comoeles se opuseram e blasfemaram, Paulosacudiu as roupas e disse-lhes: — Que o sangue de vocêscaiasobre a cabeça de vocês! Eu estoulimpodele e, a partir de agora, voupara os gentios.
9CertanoitePauloteveumavisão em que o Senhorlhedisse: — Nãotenhamedo! Pelocontrário, fale e nãofiquecalado,10porque eu estoucomvocê, e ninguémousarálhefazermal, poistenhomuitopovonestacidade.
12QuandoGálioeraprocônsul da Acaia, os judeus, de comumacordo, se levantaramcontraPaulo e o levaram ao tribunal,13dizendo: — Estehomemquerpersuadir as pessoas a adorar a Deus de um modocontrário à lei.
14QuandoPaulo ia falar, Gáliodisseaosjudeus: — Se fosse, de fato, algumainjustiça ou crime de maiorgravidade, ó judeus, eu teriamotivoparaacolher a queixaquevocêsestãotrazendo.
18Pauloficouaindamuitosdias em Corinto. Porfim, despedindo-se dosirmãos, navegoupara a Síria, levando em suacompanhiaPriscila e Áquila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencreia, porquetinhafeito um voto.
25Eleerainstruído no caminho do Senhor; e, sendofervoroso de espírito, falava e ensinavacomprecisão a respeito de Jesus, conhecendoapenas o batismo de João.
26Apolocomeçou a falarousadamente na sinagoga. QuandoPriscila e Áquila o ouviramfalar, levaram-no consigo e, commaisexatidão, lheexpuseram o caminho de Deus.
27Quandoeleresolveupercorrer a Acaia, os irmãos o animaram e escreveramaosdiscípulosparaque o recebessembem. Tendochegado, Apoloauxilioumuitoaquelesque, mediante a graça, haviamcrido;28porque, comgrandepoder, convenciapublicamente os judeus, provando, pormeiodasEscrituras, queJesus é o Cristo.
Nenhum comentário ainda.