4Tirou os altos, quebrou as colunas, deitouabaixo a Aserá, fez em pedaços a serpente de cobrequeMoiséstinhafeito (porqueatéessesdias os filhos de Israellhequeimavamincenso) e chamou-lheNeustã.
5Confiou em Jeová, Deus de Israel, de modoque, depoisdele, nãohouve, dentretodos os reis de Judá, quemlhefossesemelhante, nementre os queforamantesdele.
11 O rei da Assíriatransferiu a IsraelparaAssíria, e pô-los em Hala, junto a Habor, rio de Gozã, e nascidadesdosmedos;12porquenãoobedeceram à voz de Jeová, seuDeus, mastransgrediram a suaaliança, a saber, tudo o queMoisés, servo de Jeová, ordenou, e não o quiseramouvir, nemobservar.
14Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, mensageirosquelhedissessem: Estou em culpa; retira-te de mim; suportareitudo o que me impuseres. O rei da Assíria, então, impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentostalentos de prata e trintatalentos de ouro.
17 O rei da Assíriaenviou, de Laquis, Tartã, Rabe-Saris e Rabsaqué, com um grandeexército, ao reiEzequias, a Jerusalém. Subiram e foram a Jerusalém. Tendosubido, vieram e pararamjunto ao aqueduto da piscinasuperiorqueestá no caminho do campo do lavandeiro.
21Eisqueagoraconfias no bordãodessacanaesmagada, que é o Egito, sobre o qual se o homem se firmar, se lhemeterápelamão e a traspassará; assim é Faraó, rei do Egito, paratodos os queneleconfiam.
22Mas, se me disserdes: Confiamos em Jeová, nossoDeus, não é esteaquelecujosaltos e altaresEzequiasdemolia e disse a Judá e a Jerusalém: Diantedestealtaradorareis em Jerusalém?
26Então, disseramEliaquim, filho de Hilquias, e Sebna, e Joá a Rabsaqué: Rogamos-te quefalesaosteusservos na línguaaramaica, poisnós a entendemos; nãonosfales na línguadosjudeusaosouvidos do povoqueestá em cima do muro.
27MasRabsaquérespondeu-lhes: Enviou-me, porventura, meuamo a teuamo e a ti parafalarestaspalavras? Não me enviouaoshomensqueestãosentados em cima do muro, paraquejuntamenteconvoscocomam o seuexcremento e bebam a suaurina?
29Assimdiz o rei: NãovosenganeEzequias, porquenãovospoderálivrar da suamão,30nemtampoucovosfaçaEzequiasconfiar em Jeová, dizendo: Jeová, na verdade, noslivrará, e estacidadenãoseráentreguenasmãos do rei da Assíria.
31Nãodeisouvidos a Ezequias, poisassimdiz o rei da Assíria: Fazeipazescomigo e saíparamim; comacada um de vós da suavinha e da suafigueira, e bebacada um as águas da suacisterna,32atéque eu venha e vostransfiraparaumaterraque é semelhante à vossaterra, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de azeite de oliveira e de mel, paraquevivais e nãomorrais. Nãodeisouvidos a Ezequias, porquevosengana, dizendo: Jeovánoslivrará.
37Então, rasgados os vestidos, vieramEliaquim, filho de Hilquias, mordomo, e Sebna, secretário, e Joá, filho de Asafe, cronistamor, tercomEzequias e lhereferiram as palavras de Rabsaqué.
Nenhum comentário ainda.