4Eleretirou os altaresidólatras do altodascolinas, quebrou em pedaços as colunas, derrubou os vergonhosospostes-ídolos e despedaçou a serpente de bronzequeMoiséstinhafeito, porque o povo de Israelvinhaadorandoessaserpente e queimavaincenso a ela. Neustãfoi o nomequederam a essaserpente.
9 No quartoano do reinado de Ezequias em Judá, o sétimoano do reinado de Oseias, filho de Elá, em Israel, aconteceuqueSalmaneser, rei da Assíria, atacouIsrael e começou a cercar a cidade de Samaria.
11Foinessetempoque o rei da Assíriadeportou os israelitaspara a Assíria, e os fezmorar na cidade de Hala, ao longodasmargens do rioHabor, em Gozã e nascidadesdosmedos.
12Issoaconteceuporque os israelitasnãoquiseramatender o SENHOR, o seuDeus. Elesnãocumpriram a aliançafeitacomDeus e desobedeceram às leisquelhesforamdadasporMoisés, o servo do SENHOR.
14 O reiEzequiasmandou ao rei da Assíriaqueestava em Láquisestamensagem: “Errei. Estoupronto a pagartudo o quevocêexigir, contantoque se retiredaqui. O rei da Assíriaexigiu de Ezequias, rei de Judá, deztoneladas e meia de prata e mil e cinquentaquilos de ouro.
17Apesardisso, o rei da Assíriamandou, de Láquis, seucomandante do campo, seuprincipaltesoureiro e o chefe do seuestado-maior. Essestrêsforamcom um grandeexército e acamparam ao longo da estradaquefica ao lado do campoonde os tintureirospunham a roupaparabranquear, perto do abastecimento de água do açudesuperior.
18Exigiramque o reiEzequiasfossefalarcomeles. Mas em vez de ir, o reimandouumacomissãoformadadosseguinteshomens: Eliaquim, administradordosnegóciosreais; Sebna, secretário do rei; e Joá, o homemqueescrevia a história do reino.
21 O Egito? Se você se apoiar no Egito, vaidescobrirqueelenãopassa de umavarasemresistência, que se quebrasob o peso do seucorpo e aindapenetra na suamão. O faraó, rei do Egito, nãomerece a mínimaconfiança!
22 E se vocês me disserem: ‘Confiamos no SENHOR, o nossoDeus, paranoslivrar’, lembre-se queforam os altaresdesseDeus, queestavamnosaltosdosmontes, quevocêdestruiu. Poisvocêdiz a todos de Judá e Jerusalém: ‘Adoremdiante do altarqueestá em Jerusalém!’ ”23 “Eu voulançar um desafio do meusenhor, o rei da Assíria: Eu darei a vocêdoismilcavalos, se vocêtiverdoismilhomensparamontarneles!
24Ora, com um exércitoassim, vocênão é ameaçanemmesmopara o oficialmenosgraduadoquecomanda um grupo no exército do meusenhor. Mesmoque o Egitoforneçacarros e cavaleiros a você, de nadaadiantará.
25 E acasovocêpensaqueviemosaquipornossaprópriaconta? Não! Foi o próprioSENHORquemnosenviou e nosdisse: ‘Vão e destruamestanação!’ ”26EntãoEliaquim, filho de Hilquias, Sebna e Joádisseram ao comandante do campo: “Porfavor, fale na línguaaramaicacom os seusservos, porqueentendemosessalíngua. E nãofale na línguahebraica, porque o povoqueestásobre os murospodeouvir o quevocêsfalam”.
27Mas o comandanteassíriorespondeu: “Poracaso o meusenhor me enviouparafalarsomentepara o seusenhor e paravocês, e nãopara os queestãosentadossobre os muros? Poiselestambémestãocondenadoscomvocês a comer as suasprópriasfezes e a beber a suaprópriaurina!”
28Então o chefe do estado-maiorassíriogritou em línguahebraicapara o povoqueestavasobre os muros: “Ouçam o quediz o granderei da Assíria:29Nãodeixemque o reiEzequiasenganevocês. Elenuncapoderásalvarvocês do meupoder.
30Nãodeixemqueengane o povofazendovocêsconfiarem no SENHOR, quandodiz: ‘Certamente o Senhornoslivrará. Estacidadenãoseráconquistadapelorei da Assíria’ ”.
31 “Nãodeematenção ao reiEzequias. Assimdiz o rei da Assíria: Rendam-se! Vocêspodemviver em pazaqui na suaprópriaterra, comendodosseusprópriosfrutos e bebendoáguadosseusprópriospoços,32atéque eu levevocêsparaoutraterraigual a esta, comabundância de colheitas, cereais, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel. Escolham a vida e não a morte! Nãodeematenção ao reiEzequias, quandoeletentaconvencervocês, dizendo: ‘O SENHORnosvailivrar’ ”.
37Então, o administrador do palácio, Eliaquim, filho de Hilquias, e Sebna, secretário do rei, e Joá, filho de Asafe, historiador do reino, apresentaram-se ao reiEzequias, comsuasroupasrasgadas, e contaram a eletudo o que o comandanteassíriotinhadito.
Nenhum comentário ainda.