2Passadosalgunsanos, desceuele a tercomAcabe, em Samaria. Acabemandoumatarovelhas e bois em grandequantidadeparaele e para o povoqueestavacomele; e o persuadiu a subircomele a Ramote-Gileade.
3Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: Iráscomigo a Ramote-Gileade? Respondeu-lheJosafá: Como tu és, sou eu; o meupovo, como o teupovo; e nós te acompanharemos na guerra.
5 O rei de Israelajuntou os profetas, quatrocentoshomens, e perguntou-lhes: Iremos à guerracontraRamote-Gileade ou deixarei eu de ir? Responderameles: Sobe, poisDeus a entregaránasmãos do rei.
7Respondeu o rei de Israel a Josafá: Ainda há um homempeloqualpodemosconsultar a Jeová; porém eu o aborreço, porquenuncaprofetiza a respeito de mim o bem, massempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. DisseJosafá: Nãofaleassim o rei.
9Ora, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavamsentadoscada um no seutrono, vestidos de seustrajesreais, e estavamsentados no terreirojunto à entrada da porta de Samaria; e todos os profetasprofetizavamdiantedeles.
12 O mensageiroquefoichamar a Micaías, disse-lhe: Eisque os profetas, a umaboca, têmaugurado o bem ao rei; portanto, seja a tuapalavracomo a deles, e fala tu o bem.
14Tendoelechegado à presença do rei, quelhedisse: Micaías, iremos à guerracontraRamote-Gileade ou deixarei eu de ir? Respondeuele: Subi e sedebemsucedidos; e elesserãoentreguesnasvossasmãos.
21Respondeuele: Sairei e serei um espíritomentiroso na boca de todos os seusprofetas. Disse-lheJeová: Tu o enganarás e virás a prevalecer; sai e faze-o assim.
25 O rei de Israeldisse: Pegai em Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, governador da cidade, e a Joás, filho do rei;26 e dizei: Assimdiz o rei: Meteiessehomem no cárcere e dai-lhepão de angústia e água de angústia, atéque eu volte em paz.
29Disse o rei de Israel a Josafá: Disfarçar-me-ei e entrarei na batalha; masveste tu os teustrajesreais. Disfarçou-se o rei de Israel; e entraram na batalha.
31Assimque os capitãesdoscarrosviram a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel. Portanto, se viraramparapelejarcontraele, masJosafágritou, Jeová o socorreu e Deuslevou-os a se apartaremdele.
33Certohomemarmou o seuarco ao acaso e feriu ao rei de Israelporentre as juntas da armadura; peloquedisse ao queguiava o carro: Dá volta e tira-me parafora do exército, porqueestougravementeferido.
Nenhum comentário ainda.