2Passadosalgunsanos, JosafáfoivisitarAcabe, em Samaria. Acabematouovelhas e bois em abundância, paraJosafá e para o povoque o acompanhava; e o persuadiu a ir comeleatacarRamote-Gileade.
3Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: — Vocêvaicomigo a Ramote-Gileade? Josafárespondeu: — Soucomovocê é, e o meupovo é como o seupovo. Iremoscomvocê à guerra.
5Então o rei de Israelreuniu os profetas, quatrocentoshomens, e lhesperguntou: — Devemos ir e lutarcontraRamote-Gileade ou devo me conter? Elesresponderam: — Vá, porqueDeus a entregaránasmãos do rei.
7 O rei de Israelrespondeu a Josafá: — Há um ainda, pormeio de quempodemosconsultar o SENHOR. Mas eu o odeio, porquenuncaprofetiza de mim o que é bom, massomente o que é mau.
8 O nomedele é Micaías, filho de Inlá. Josafádisse: — O reinãodeveriafalarassim. Então o rei de Israelchamou um oficial e disse: — Traga-me depressaMicaías, filho de Inlá.
9 O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavamassentados, cada um no seutrono, vestidos de trajesreais, numaeira à entrada do portão da cidade de Samaria; e todos os profetasprofetizavamdiantedeles.
10Zedequias, filho de Quenaana, fezpara si unschifres de ferro e disse: — Assimdiz o SENHOR: “Comestesvocêdaráchifradasnossíriosatéqueestejamdestruídos.”
12 O mensageiroquetinhaidochamarMicaíasfalou-lhe, dizendo: — Eisque as palavrasdosprofetas a umavozpredizemcoisasboaspara o rei. Portanto, que a suapalavrasejacomo a de um deles; fale o que é bom.
14Quandoelechegou à presença do rei, estelheperguntou: — Micaías, devemos ir a Ramote-Gileadepara a batalha ou devo me conter? Elerespondeu: — Vá! Vocêtriunfará! Elesserãoentreguesnasmãos de vocês.
16EntãoMicaíasdisse: — Vi todo o Israeldispersopelosmontes, comoovelhasquenãotêmpastor. E o SENHORDeusdisse: “Estesnãotêmdono; quecada um volte em pazpara a suacasa.”
18Micaíasprosseguiu: — Portanto, ouçam a palavra do SENHOR: Vi o SENHORassentado no seutrono, e todo o exército do céuestava à suadireita e à suaesquerda.
21Elerespondeu: “Sairei e serei um espíritomentiroso na boca de todos os profetas do rei.” Então o SENHORdisse: “Vocêconseguiráenganá-lo. Vá e façaassim.”
23EntãoZedequias, filho de Quenaana, chegou, deuumabofetada em Micaías e perguntou: — Porqualcaminhopassou o Espírito do SENHOR ao sair de mimparafalarcomvocê?
29 O rei de Israeldisse a Josafá: — Eu vou me disfarçar e entrar no combate, masvocêuse os seustrajesreais. E assim o rei de Israel se disfarçou, e elesentraram no combate.
31Quando os capitãesdoscarrosviramJosafá, disseram: — Aquele é o rei de Israel. E se dirigiramatéelepara o atacar. PorémJosafágritou, e o SENHOR o socorreu; Deus os desvioudele.
33Então um homementesou o arco e, atirando ao acaso, atingiu o rei de Israelporentre as juntas da suaarmadura. Então o reiAcabedisse ao condutor do seucarro: — Dê a volta e leve-me parafora do combate, porqueestougravementeferido.
34 A batalha se intensificounaqueledia. Quanto ao rei de Israel, segurou-se em pé no carro de frentepara os sírios, até a tarde. Mas, ao pôr do sol, morreu.
Nenhum comentário ainda.