2 E depois de algunsanosdesceueleparaAcabe em Samaria; e Acabematouovelhas e bois em abundância, paraele e para o povoquevinhacomele; e o persuadiu a subircomele a Ramote de Gileade.
3PorqueAcabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E elelhedisse: Como tu és, serei eu; e o meupovo, como o teupovo; iremoscontigo à guerra.
5Então o rei de Israelreuniu os profetas, quatrocentoshomens, e disse-lhes: Iremos à guerracontraRamote de Gileade, ou deixarei de ir? E elesdisseram: Sobe; porqueDeus a entregará na mão do rei.
7Então o rei de Israeldisse a Jeosafá: Ainda há um homemporquempodemosconsultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porquenuncaprofetiza de mim o que é bom, senãosempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disseJeosafá: Nãofale o reiassim.
9 E o rei de Israel, e Jeosafá, rei de Judá, estavamassentadoscada um no seutrono, vestidoscomsuasroupasreais, e estavamassentados na praça à entrada da porta de Samaria; e todos os profetasprofetizavam na suapresença.
12 E o mensageiro, quefoichamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: Eisque as palavrasdosprofetas, a umavoz, predizemcoisasboaspara o rei; seja, pois, também a tuapalavracomo a de um deles, e fala o que é bom.
14Vindo, pois, ele ao rei, estelhedisse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à guerra, ou deixaremos de ir? E eledisse: Subi, e triunfarás; e serãodados na vossamão.
16Entãodisseele: Vi a todo o Israeldispersopelosmontes, comoovelhasquenãotêmpastor; e disse o SENHOR: Estesnãotêmsenhor; tornecada um em pazparasuacasa.
21 E eledisse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seusprofetas. E disse o SENHOR: Tu o persuadirás, e aindaprevalecerás; sai, e faze-o assim.
29 E disse o rei de Israel a Jeosafá: Disfarçando-me eu, entãoentrarei na peleja; tu, porém, veste as tuasroupasreais. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.
30Deuordem, porém, o rei da Síriaaoscapitãesdoscarrosquetinha, dizendo: Nãopelejareisnemcontrapequeno, nemcontragrande; senão só contra o rei de Israel.
31Sucedeuque, vendo os capitãesdoscarros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaramparapelejar; porémJeosafáclamou, e o SENHOR o ajudou. E Deus os desvioudele.
33Então um homemarmou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israelentre as junturas e a couraça; entãodisse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porqueestougravementeferido.
Nenhum comentário ainda.