3 E Acabechamou a Obadias, o mordomo. (Obadiastemiamuito ao SENHOR,4porquesucedeuque, destruindoJezabel os profetas do SENHOR, Obadiastomoucemprofetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu, numacova, e os sustentoucompão e água.)
5 E disseAcabe a Obadias: Vaipelaterra a todas as fontes de água e a todos os rios; podeserqueachemoserva, paraque em vidaconservemos os cavalos e mulas e nãoestejamosprivadosdosanimais.
10Vive o SENHOR, teuDeus, quenãohouvenaçãonemreinoaonde o meusenhornãomandasse em busca de ti; e dizendoeles: Aquinãoestá, então, ajuramentava os reinos e as nações, se eles te nãotinhamachado.
12 E poderiaserque, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te tomasse, nãoseiparaonde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achandoele, me mataria; porém eu, teuservo, temo ao SENHORdesde a minhamocidade.
13Porventura, nãodisseram a meusenhor o quefiz, quandoJezabelmatava os profetas do SENHOR, comoescondi a cemhomensdosprofetas do SENHOR, de cinquenta em cinquenta, numascovas, e os sustenteicompão e água?
19Agora, pois, envia, ajunta a mimtodo o Israel no monteCarmelo, comotambém os quatrocentos e cinquentaprofetas de Baal e os quatrocentosprofetas de Aserá, quecomem da mesa de Jezabel.
21Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Atéquandocoxeareisentredoispensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povolhenãorespondeunada.
23Deem-se-nos, pois, doisbezerros, e elesescolhampara si um dosbezerros, e o dividam em pedaços, e o ponhamsobre a lenha, porémnãolhemetamfogo, e eu prepararei o outrobezerro, e o poreisobre a lenha, e nãolhemetereifogo.
24Então, invocai o nome do vossodeus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de serque o deusqueresponderporfogoesseseráDeus. E todo o povorespondeu e disse: É boaestapalavra.
25 E disseEliasaosprofetas de Baal: Escolheiparavós um dosbezerros, e preparai-o primeiro, porquesoismuitos, e invocai o nome do vossodeus, e nãolhemetaisfogo.
26 E tomaram o bezerroquelhesdera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhãaté ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porémnemhaviavoz, nemquemrespondesse; e saltavamsobre o altarque se tinhafeito.
27 E sucedeuque, ao meio-dia, Eliaszombavadeles e dizia: Clamai em altasvozes, porqueele é um deus; podeserqueestejafalando, ou quetenhaalgumacoisaquefazer, ou queintentealgumaviagem; porventura, dorme e despertará.
33Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôssobre a lenha,34 e disse: Enchei de águaquatrocântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segundavez; e o fizeramsegundavez. Disseainda: Fazei-o terceiravez; e o fizeramterceiravez,35 de maneiraque a águacorria ao redor do altar, e aindaaté o regoencheu de água.
36Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profetaElias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hojeque tu és Deus em Israel, e que eu souteuservo, e queconforme a tuapalavrafiztodasestascoisas.
44 E sucedeuque, à sétimavez, disse: Eisaquiumapequenanuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disseele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teucarro e desce, paraque a chuva te nãoapanhe.
Nenhum comentário ainda.