2Paulo, segundo o seucostume, foiprocurá-los e, portrêssábados, discutiucomeles a respeitodasEscrituras,3expondo e demonstrandotersidonecessárioque o Cristopadecesse e ressuscitassedosmortos. Paulodizia: — EsteJesus, que eu anuncio a vocês, é o Cristo.
5 Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendoconsigoalgunshomensmausdentre a malandragem, reuniramumamultidão e provocaram um tumulto na cidade. E, atacando de surpresa a casa de Jasom, procuravamtrazerPaulo e Silaspara o meio do povo.
6Porém, não os encontrando, arrastaramJasom e algunsirmãosdiantedasautoridades, gritando: — Estesquepromovemtumulto em todo o mundochegaramtambémaqui,7 e Jasom os hospedou na casadele. Todosestesagemcontra os decretos de César, dizendoqueexisteoutrorei, chamadoJesus.
11Ora, estes de Bereiaerammaisnobres do que os de Tessalônica, poisreceberam a palavracomtoda a avidez, examinando as Escriturastodos os diasparaver se as coisaseram, de fato, assim.
18 E algunsdosfilósofosepicureus e estoicosdiscutiamcomele, havendoquemperguntasse: — Quequerdizeressetagarela? Outrosdiziam: — Parecepregador de deusesestranhos. DiziamissoporquePaulopregavaJesus e a ressurreição.
22EntãoPaulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: — Senhoresatenienses! Perceboque em tudovocêssãobastantereligiosos,23porque, andandopelacidade e observando os objetos de cultoquevocêstêm, encontreitambém um altar no qualaparece a seguinteinscrição: “AO DEUSDESCONHECIDO”. Poisessequevocêsadoramsemconhecer é precisamenteaqueleque eu lhesanuncio.
24 — O Deusquefez o mundo e tudo o queneleexiste, sendoeleSenhor do céu e da terra, nãohabita em santuáriosfeitospormãoshumanas;25nem é servidopormãoshumanas, como se precisasse de algumacoisa, poiselemesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudomais.
26 De um só homemfeztodas as naçõesparahabitaremsobre a face da terra, havendofixado os tempospreviamenteestabelecidos e os limites da suahabitação;27parabuscaremDeus se, porventura, tateando, o possamachar, aindaquenãoestejalonge de cada um de nós;28poisnelevivemos, nosmovemos e existimos, comoalgunsdospoetas de vocêsdisseram: “Porquedeletambémsomosgeração.”
29Portanto, vistoquesomosgeração de Deus, nãodevemospensarque a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhadospelaarte e imaginação do homem.
31PorqueDeusestabeleceu um dia em quejulgará o mundocomjustiça, pormeio de um homemqueescolheu. E deucertezadisso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
34Houve, porém, algunshomensque se juntaram a ele e creram; entreelesestavaDionísio, o areopagita, umamulherchamadaDâmaris e, comeles, maisalgumaspessoas.
Nenhum comentário ainda.