2 E Paulo, comotinhaporcostume, foitercomeles e, portrêssábados, disputoucomelessobre as Escrituras,3expondo e demonstrandoqueconvinhaque o Cristopadecesse e ressuscitassedosmortos. E esteJesus, quevosanuncio, diziaele, é o Cristo.
5Mas os judeusdesobedientes, movidos de inveja, tomaramconsigoalgunshomensperversosdentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravamtirá-losparajunto do povo.
6Porém, não os achando, trouxeramJasom e algunsirmãos à presençadosmagistrados da cidade, clamando: Estesquetêmalvoroçado o mundochegaramtambémaqui,7 os quaisJasomrecolheu. Todosestesprocedemcontra os decretos de César, dizendoque há outrorei, Jesus.
11Ora, estesforammaisnobres do que os queestavam em Tessalônica, porque de bomgradoreceberam a palavra, examinandocadadianasEscrituras se estascoisaseramassim.
18 E algunsdosfilósofosepicureus e estoicoscontendiamcomele. Unsdiziam: Quequerdizeresteparoleiro? E outros: Pareceque é pregador de deusesestranhos. Porquelhesanunciava a Jesus e a ressurreição.
22 E, estandoPaulo no meio do Areópago, disse: Varõesatenienses, em tudovosvejo um tantosupersticiosos;23porque, passando eu e vendo os vossossantuários, acheitambém um altar em queestavaescrito: AO DEUSDESCONHECIDO. Esse, pois, quevóshonraisnão o conhecendo é o que eu vosanuncio.
25Nemtampouco é servidopormãos de homens, comoquenecessitando de algumacoisa; poiselemesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;26 e de um só feztoda a geraçãodoshomensparahabitarsobretoda a face da terra, determinando os tempos já dantesordenados e os limites da suahabitação,27paraquebuscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessemachar, aindaquenãoestálonge de cada um de nós;28porquenelevivemos, e nosmovemos, e existimos, comotambémalgunsdosvossospoetasdisseram: Poissomostambémsuageração.
29Sendonós, pois, geração de Deus, nãohavemos de cuidarque a divindadesejasemelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedraesculpidaporartifício e imaginaçãodoshomens.
30MasDeus, nãotendo em conta os tempos da ignorância, anunciaagora a todos os homens, em todolugar, que se arrependam,31porquantotemdeterminado um dia em quecomjustiça há de julgar o mundo, pormeio do varãoquedestinou; e dissodeucerteza a todos, ressuscitando-o dosmortos.
Nenhum comentário ainda.