8Goliasparou e gritoupara as tropas de Israel: — Paraquevocêssaíramparaformar a linha de batalha? Nãosou eu filisteu, e vocês, servos de Saul? Escolhamentrevocês um homemquevenhalutarcomigo.
13 Os trêsfilhosmaisvelhos de JessétinhamidocomSaulpara a guerra. Essestrês, quetinhamidopara a guerra, se chamavamEliabe, queera o primogênito; Abinadabe, queera o segundo; e Samá, queera o terceiro.
17Jessédisse a Davi, seufilho: — Peçoquevocêlevepara os seusirmãosumamedidadestetrigotostado e estesdezpães. Corra e leveissopara os seusirmãos, no acampamento.
20 No diaseguinte, Davi se levantou de madrugada, deixou as ovelhascom um guarda, carregou o quehaviasidopreparado e partiu, comoJessélhehaviaordenado. Chegou ao acampamentoquando as tropasestavamsaindoparacolocar-se em ordem de combate e, aosgritos, chamavampara a batalha.
23EnquantoDaviaindafalavacomeles, eisquevinhasubindo do exércitodosfilisteus o guerreiro, cujonomeeraGolias, o filisteu de Gate. E falou as mesmascoisasquehaviafaladoanteriormente. E Daviescutou.
25 E diziamunsaosoutros: — Vocêsviramaquelehomem? EleveioparaafrontarIsrael. O reidarámuitasriquezasparaquemmataraquelehomem. Tambémlhedará a filha em casamento, e à casa de seupaiisentará de impostos em Israel.
26EntãoDaviperguntouaoshomensqueestavampertodele: — O queserádado ao homemquemataressefilisteu e livrarIsrael de talafronta? Quem é essefilisteuincircuncisoparaafrontar os exércitos do Deusvivo?
28Eliabe, o irmãomaisvelho, ouviuDavifalandocomaqueleshomens. EleficouiradocomDavi e disse: — Porquevocêveiopara cá? E comquemvocêdeixouaquelaspoucasovelhas no deserto? Seiquevocê é presunçoso e mau. Vocêveioaqui só paraver a batalha.
34Davirespondeu: — Esteseuservoapascentava as ovelhas do pai. Quandovinha um leão ou um urso e levava um cordeiro do rebanho,35 eu saíaatrásdele, batianele e livrava o cordeiro da suaboca. Se ele se levantavacontramim, eu o agarravapelabarba e o golpeavaatématá-lo.
37 E Davicontinuou: — O SENHOR me livroudasgarras do leão e dasgarras do urso; ele me livrarádasmãosdessefilisteu. EntãoSauldisse a Davi: — Vá, e que o SENHORestejacomvocê.
39Davicingiu a espadasobre a armadura e tentouandar, poisjamais a haviausado. EntãoDavidisse a Saul: — Nãopossoandarcomisto, porquenunca o usei. E Davitirouaquilo de sobre si.
40Pegou o seucajado na mão, escolheucincopedraslisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, quetraziaconsigo. E, com a suafunda na mão, foi na direção do filisteu.
45Davi, porém, disse ao filisteu: — Vocêvemcontramimcomespada, comlança e comescudo. Eu, porém, voucontravocê em nome do SENHORdosExércitos, o Deusdosexércitos de Israel, a quemvocêafrontou.
46Hojemesmo o SENHORentregarávocênasminhasmãos. Eu o matarei, cortarei a suacabeça e hojemesmodarei os cadáveres do arraialdosfilisteus às avesdoscéus e às feras da terra. E toda a terrasaberáque há Deus em Israel.
48 E aconteceuque, quando o filisteu se levantou e começou a se aproximar de Davi, este se apressou e, deixando as suasfileiras, correu de encontro ao filisteu.
49Davimeteu a mão no alforje, tiroudaliumapedra e, com a suafunda, a atiroucontra o filisteu, atingindo-o na testa. A pedra se encravou na testa, e elecaiucom o rosto no chão.
51Porisso, Davicorreu e, lançando-se sobre o filisteu, pegou a espadadele, tirou-a da bainha e o matou, cortandocomela a cabeçadele. Quando os filisteusviramque o seuheróiestavamorto, fugiram.
52Então os homens de Israel e Judá se levantaram, deram um grito e perseguiram os filisteusatéGate e até os portões de Ecrom. E os filisteuscaíramferidospelocaminho, de SaaraimatéGate e atéEcrom.
55QuandoSaulviuDavisaindoparaencontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o comandante do exército: — Abner, aquelejovem é filho de quem? Abnerrespondeu: — Juropelasuavida, ó rei, quenãosei.
Nenhum comentário ainda.