8Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Porquesaístes a ordenar a batalha? Nãosou eu filisteu, e vósservos de Saul? Escolheidentrevós um homemquedesça a mim.
12Ora, Davierafilho de um homemefrateu, de Belém de Judá, cujonomeeraJessé, quetinhaoitofilhos; e nosdias de Saulestehomemera já velho e avançado em idadeentre os homens.
13 Os trêsfilhosmaisvelhos de Jessétinhamseguido a Saul à guerra; eram os nomes de seustrêsfilhosqueforam à guerra: Eliabe, o primogênito, o segundoAbinadabe, e o terceiroSamá:14Daviera o maismoço; os trêsmaioresseguiram a Saul,15masDavi ia e voltava de Saul, paraapascentar as ovelhas de seupai em Belem.
20Davientão se levantou de madrugada e, deixando as ovelhascom um guarda, carregou-se e partiu, comoJessélheordenara; e chegou ao arraialquando o exércitoestavasaindo em ordem de batalha e davagritos de guerra.
23Enquantoaindafalavacomeles, eisqueveiosubindo do exércitodosfilisteus o campeão, cujonomeeraGolias, o filisteu de Gate, e falouconformeaquelaspalavras; e Davi as ouviu.
25Diziam os homens de Israel: Vistesaquelehomemquesubiu? poissubiuparadesafiar a Israel. Ao homem, pos, que o matar, o reicumulará de grandesriquezas, e lhedará a suafilha, e farálivre a casa de seupai em Israel.
26EntãofalouDaviaoshomensque se achavampertodele, dizendo: Que se fará ao homemquematar a essefilisteu, e tirar a afronta de sobreIsrael? poisquem é esseincircuncisofilisteu, paraafrontar os exércitos do Deusvivo?
28Eliabe, seuirmãomaisvelho, ouviu-o quandofalavaàqueleshomens; peloque se acendeu a suairacontraDavi, e disse: Porquedescesteaqui, e a quemdeixasteaquelaspoucasovelhas no deserto? Eu conheço a tuapresunção, e a maldade do teucoração; poisdescesteparaver a peleja.
34EntãodisseDavi a Saul: Teuservoapascentava as ovelhas de seupai, e semprequevinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,35 eu saíaapósele, e o matava, e lhoarrancava da boca; levantando-se elecontramim, segurava-o pelaqueixada, e o feria e matava.
37DissemaisDavi: O Senhor, que me livroudasgarras do leão, e dasgarras do urso, me livrará da mãodestefilisteu. EntãodisseSaul a Davi: Vai, e o Senhorsejacontigo.
39Davicingiu a espadasobre a armadura e procurou em vãoandar, poisnãoestavaacostumadoàquilo. EntãodisseDavi a Saul: Nãopossoandarcomisto, poisnãoestouacostumado. E Davitirouaquilo de sobre si.
40Entãotomou na mão o seucajado, escolheu do ribeirocincoseixoslisos e pô-los no alforje de pastorquetrazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a suafunda, foi-se chegando ao filisteu.
45Davi, porém, lherespondeu: Tu vens a mimcomespada, comlança e comescudo; mas eu venho a ti em nome do Senhordosexércitos, o Deusdosexércitos de Israel, a quemtensafrontado.
46Hojemesmo o Senhor te entregará na minhamão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraialdosfilisteusdareihojemesmo às aves do céu e às feras da terra; paraquetoda a terrasaibaque há Deus em Israel;47 e paraquetodaestaassembléiasaibaque o Senhorsalva, nãocomespada, nemcomlança; pois do Senhor é a batalha, e elevosentregará em nossasmãos.
49 E Davi, metendo a mão no alforje, tiroudaliumapedra e com a fundalhaatirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhecravou na testa, e elecaiucom o rosto em terra.
51Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espadadele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhecomela a cabeça. Vendoentão os filisteusque o seucampeãoestavamorto, fugiram.
52Então os homens de Israel e de Judá se levantaramgritando, e perseguiram os filisteusaté a entrada de Gai e até as portas de Ecrom; e caíram os feridosdosfilisteuspelocaminho de SaraimatéGate e atéEcrom.
55QuandoSaulviuDavisair e encontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o chefe do exército: De quem é filhoessejovem, Abner? RespondeuAbner: Vive a tuaalma, ó rei, quenãosei.
Nenhum comentário ainda.