2Eledisse: “Diga a seuirmãoArãoquenãoentre a qualquerhora, semnecessidade, no LugarSantíssimo, atrás do véu, diante da tampa da arca, paraquenãomorra; porque eu mesmoaparecereiali na nuvem, acima da tampa.
4Elevestirá o mantosagrado de linho, com os calções de linhoporbaixo; colocará o cinto de linho na cintura e também o turbante de linho. Só vestiráessaroupasagradadepois de banhar-se comágua.
10 O outrobode, conhecidocomobodeemissário, seráapresentadovivo ao SENHORparaobter o perdãodospecados do povo, e depoisserámandadoemborapara o deserto, levandocomele o pecado do povo.
13Ali, diante do SENHOR, elecolocará o incensosobre as brasas de fogo, de modoque a nuvem de fumaçaformadapeloincensocubra a tampaqueestáacima da Arcaquecontém as tábuas da aliança, paraquenãomorra.
14Elepegará um pouco do sangue do novilho e com o dedoborrifará a partedianteirasuperior da tampa. Depois, borrifará o sanguesetevezes, diante da tampa.
15 “Entãosairáparamatar o bode da ofertapelopecado, em favor do povo. Tendosacrificado o animal, entrará de novo, levando o sangueparatrás do véu. Elefarácomessesangue o quefezcom o sangue do novilho; ele o borrifarásobre a tampa e na frentedela.
16Assim, Arãopurificará o LugarSantíssimo, as impurezasdosisraelitas e as transgressõesdeles. Elefarápropiciaçãoparapurificar o Tabernáculo, queestá no meio de um povoimpuro.
17Ninguémficarádentro do TabernáculoenquantoArãoestiver no LugarSantíssimofazendo a cerimônia da purificaçãoparacobrir os pecados do povo. Isto só poderáocorrerdepoisqueeleobteve o perdãodosseusprópriospecados, dospecados da suafamília e dospecados do povo de Israel.
18Entãosairá e irá ao altarqueestádiante do Senhor. Alifará a cerimônia da purificação do altar. Paraissopegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e borrifará as pontas do altar.
21Elecolocará as duasmãossobre a cabeça do bodevivo, e nessaposiçãoconfessará as maldades, rebeldias e todos os pecados do povo de Israel; dessaforma, os colocarásobre a cabeça do bode. Em seguida, enviará o bode ao desertoaoscuidados de um homemencarregadodesseserviço.
24Eletomará um banhonumlugarsagrado e vestirá as suasroupas. Entãosairáparaoferecersacrifícioqueimadopor si mesmo e outropelopovo, paraobter o perdãopelosseusprópriospecados e pelospecados do povo de Israel.
27 O novilho e o bodesacrificadocomoofertapelopecado, cujosanguefoitrazido ao LugarSantíssimopara a cerimônia da purificação, serãolevadosparafora do acampamento. O couro, a carne e os intestinosserãoqueimados.
29 “O seguintedecretoterá de serobedecidoparasempre: No décimodia do sétimomêsvocêsjejuarão. Ninguémtrabalharánessedia — nem os israelitas, nem os estrangeirosquemoram no meio do povo; ou seja, cada um fará um exame de consciência, examesériocom um espíritohumilde.
30Porquenaquelediaserárealizado um sacrifícioparaobter o perdãodospecadosparapurificá-los. Então, perante o SENHOR, vocêsestarãopuros de todos os seuspecados.
32Nasgeraçõesfuturas, estacerimôniaserádirigidaporaquelequeforungido e ordenadosumosacerdote, no lugar de seupai. Elefará a cerimônia da purificação; colocará as roupassagradas de linho33 e fará a cerimônia da purificaçãopeloLugarSantíssimo, peloTabernáculo e peloaltar, pelossacerdotes e portodo o povo.
34 “Estaleivaleparasempreparavocês. Serárealizada a cerimônia da purificação, umavezporano, paracobrir os pecados do povo de Israel”. Arãoseguiutodas as instruçõesordenadaspeloSENHOR a Moisés.
Nenhum comentário ainda.