2 O SENHORdisse a Moisés: Dize a teuirmãoArãoquenãoentre a qualquerhora no lugarsantíssimo, do véuparadentro, diante do propiciatórioqueestásobre a arca, paraquenãomorra; porqueaparecerei na nuvemsobre o propiciatório.
4Vestirá a túnicasagrada de linho e porbaixousará os calções de linho; prenderá o cinto de linho e porá a mitra de linhosobre a cabeça. Essassão as vestessagradas; porisso, banharáseucorpocomáguaparavesti-las.
9Entãoapresentará o bodesobre o qualcair a sortepeloSENHOR, e o oferecerácomoofertapelopecado;10mas o bodesobre o qualcair a sorteparaAzazelseráapresentadovivodiante do SENHOR, parafazerexpiaçãocomele, a fim de enviá-lo paraAzazel no deserto.
11Portanto, Arãoapresentará em seufavor o novilho da ofertapelopecado e faráexpiaçãopor si e porsuacasa; e sacrificará o novilhoque é suaofertapelopecado.
12Então, pegará um incensáriocheio de brasastiradas do altar, diante do SENHOR, e doispunhados de incensoaromáticobemmoído, e os levaráparaalém do véu;13 e porá o incensosobre o fogodiante do SENHOR, a fim de que a nuvem do incensocubra o propiciatórioqueestásobre o testemunho, paraqueelenãomorra.
14Pegará um pouco do sangue do novilho e o aspergirácom o dedosobre o propiciatório no ladooriental; e aspergirá o sanguesetevezescom o dedodiante do propiciatório.
15Depoissacrificará o bode da ofertapelopecado, em favor do povo, e levará o sangue do bodeparaalém do véu. E, diante do propiciatório, farácomelecomofezcom o sangue do novilho, aspergindo-o sobre o propiciatório,16 e faráexpiaçãopelolugarsantíssimo, porcausadasimpurezas e dastransgressõesdosisraelitas, sim, de todos os seuspecados. Assimtambémfarápelatenda da revelação, quepermanececomeles no meiodassuasimpurezas.
17Ninguémestará na tenda da revelaçãoquandoArãoentrarparafazerexpiação no lugarsantíssimo, atéqueelesaia, depois de terfeitoexpiaçãopor si mesmo, porsuafamília e portoda a comunidade de Israel.
18Entãoirá ao altar, queestádiante do SENHOR, e faráexpiaçãopeloaltar; pegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e o colocaránaspontas do altar.
21 E, pondo as mãossobre a cabeça do bode, confessarásobreeletodas as culpas, transgressões e pecadosdosisraelitas. Ele os porásobre a cabeça do bode e o enviará ao deserto, pelamão de um homemdesignadoparaisso.
24 E banhará o corpo em águanumlugarsanto e porásuasprópriasvestes. Entãosairá, ofereceráseuholocausto e o holocausto do povo e faráexpiaçãopor si mesmo e pelopovo.
27Mas o novilho e o bode da ofertapelopecado, cujosanguefoilevadoparafazerexpiação no lugarsantíssimo, serãolevadosparafora do acampamento; e o couro, a carne e o excrementoserãoqueimados no fogo.
29Istotambémseráparavós um estatutoperpétuo: no diadez do sétimomês, voshumilhareis e nãofareistrabalhoalgum, nem o naturalnem o estrangeiroqueviveentrevós;30porquenessedia se faráexpiaçãoporvós, paravospurificar. Sereispurificados de todos os vossospecadosdiante do SENHOR.
32 E o sacerdotequeforungido e consagradoparaexercer o sacerdócio no lugar de seupaifará a expiaçãodepoisqueestivercom as vestes de linho, isto é, as vestessagradas.
34Issoseráparavós um estatutoperpétuo, parafazerexpiaçãoumavezporanopelosisraelitas, porcausa de todos os seuspecados. E Arãofezconforme o SENHORhaviaordenado a Moisés.
Nenhum comentário ainda.