2Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teuirmão, quenãoentre no santuário em todo o tempo, paradentro do véu, diante do propiciatórioqueestásobre a arca, paraquenãomorra; porque eu apareço na nuvemsobre o propiciatório.
4Vestiráele a túnicasanta de linho, e teráceroulas de linhosobre a suacarne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirácomumamitra de linho: estassãovestessantas; porisso, banhará a suacarne na água e as vestirá.
10Mas o bodesobrequecair a sorteparaserbodeemissárioapresentar-se-á vivoperante o SENHOR, parafazerexpiaçãocomele, paraenviá-lo ao desertocomobodeemissário.
11 E Arãofaráchegar o novilho da ofertapelaexpiação, queseráparaele, e faráexpiaçãopor si e pelasuacasa; e degolará o novilho da ofertapelaexpiação, que é paraele.
12Tomarátambém o incensáriocheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seuspunhoscheios de incensoaromáticomoído e o meterádentro do véu.
14 E tomará do sangue do novilho e, com o seudedo, espargirásobre a face do propiciatório, para a banda do oriente; e perante o propiciatórioespargirásetevezes do sanguecom o seudedo.
15Depois, degolará o bode da ofertapelaexpiação, queserápara o povo, e trará o seusangueparadentro do véu; e farácom o seusanguecomofezcom o sangue do novilho, e o espargirásobre o propiciatório e perante a face do propiciatório.
16Assim, faráexpiaçãopelosantuárioporcausadasimundíciasdosfilhos de Israel e dassuastransgressões, segundotodos os seuspecados; e, assim, farápara a tenda da congregação, quemoracomeles no meiodassuasimundícias.
17 E nenhumhomemestará na tenda da congregação, quandoeleentrar a fazerpropiciação no santuário, atéqueelesaia; assim, faráexpiaçãopor si mesmo, e pelasuacasa, e portoda a congregação de Israel.
18Então, sairá ao altar, queestáperante o SENHOR, e faráexpiaçãoporele; e tomará do sangue do novilho e do sangue do bode e o porásobre as pontas do altar ao redor.
21 E Arãoporáambas as mãossobre a cabeça do bodevivo e sobreeleconfessarátodas as iniquidadesdosfilhos de Israel e todas as suastransgressões, segundotodos os seuspecados; e os porásobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pelamão de um homemdesignadoparaisso.
24 E banhará a suacarne em água no lugarsanto e vestirá as suasvestes; então, sairá, e preparará o seuholocausto e o holocausto do povo, e faráexpiaçãopor si e pelopovo.
27Mas o novilho e o bode da ofertapelaexpiação do pecado, cujosanguefoitrazidoparafazerexpiação no santuário, serãolevadosfora do arraial; porém as suaspeles, a suacarne, e o seuestercoqueimarãocomfogo.
29 E istovosseráporestatutoperpétuo: no sétimomês, aosdez do mês, afligireis a vossaalma e nenhumaobrafareis, nem o naturalnem o estrangeiroqueperegrinaentrevós.
32 E o sacerdotequeforungido e queforsagradoparaadministrar o sacerdócio no lugar de seupaifará a expiação, havendovestido as vestes de linho, as vestessantas.
33Assim, expiará o santosantuário; tambémexpiará a tenda da congregação e o altar; semelhantementefaráexpiaçãopelossacerdotes e portodo o povo da congregação.
34 E istovosseráporestatutoperpétuo, parafazerexpiaçãopelosfilhos de Israel, de todos os seuspecados, umavez no ano. E fezArãocomo o SENHORordenara a Moisés.
Nenhum comentário ainda.