2Então, disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teuirmão, quenãoentre no santuário em todotempo, paradentro do véu, diante do propiciatórioqueestásobre a arca, paraquenãomorra; porqueaparecerei na nuvemsobre o propiciatório.
4Vestiráele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linhosobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirácom a mitra de linho; sãoestas as vestessagradas. Banhará o seucorpo em água e, então, as vestirá.
10Mas o bodesobrequecair a sorteparabodeemissárioseráapresentadovivoperante o SENHOR, parafazerexpiaçãopormeiodele e enviá-lo ao desertocomobodeemissário.
12Tomarátambém, de sobre o altar, o incensáriocheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e doispunhados de incensoaromáticobemmoído e o traráparadentro do véu.
14Tomará do sangue do novilho e, com o dedo, o aspergirásobre a frente do propiciatório; e, diante do propiciatório, aspergirásetevezes do sangue, com o dedo.
15Depois, imolará o bode da ofertapelopecado, queserápara o povo, e trará o seusangueparadentro do véu; e farácom o seusanguecomofezcom o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e tambémdiantedele.
16Assim, faráexpiaçãopelosantuárioporcausadasimpurezasdosfilhos de Israel, e dassuastransgressões, e de todos os seuspecados. Da mesmasorte, farápelatenda da congregação, queestácomeles no meiodassuasimpurezas.
17Nenhumhomemestará na tenda da congregaçãoquandoeleentrarparafazerpropiciação no santuário, atéqueelesaiadepois de feita a expiaçãopor si mesmo, e pelasuacasa, e portoda a congregação de Israel.
18Então, sairá ao altar, queestáperante o SENHOR, e faráexpiaçãoporele. Tomará do sangue do novilho e do sangue do bode e o porásobre os chifres do altar, ao redor.
21Arãoporáambas as mãossobre a cabeça do bodevivo e sobreeleconfessarátodas as iniquidadesdosfilhos de Israel, todas as suastransgressões e todos os seuspecados; e os porásobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pelamão de um homem à disposiçãoparaisso.
24Banhará o seucorpo em água no lugarsanto e porá as suasvestes; então, sairá, e oferecerá o seuholocausto e o holocausto do povo, e faráexpiaçãopor si e pelopovo.
27Mas o novilho e o bode da ofertapelopecado, cujosanguefoitrazidoparafazerexpiação no santuário, serãolevadosfora do arraial; porém as suaspeles, a suacarne e o seuexcremento se queimarão.
29Issovosseráporestatutoperpétuo: no sétimomês, aosdezdias do mês, afligireis a vossaalma e nenhumaobrafareis, nem o naturalnem o estrangeiroqueperegrinaentrevós.
32Quemforungido e consagradoparaoficiarcomosacerdote no lugar de seupaifará a expiação, havendoposto as vestes de linho, as vestessantas;33faráexpiaçãopelosantuário, pelatenda da congregação e peloaltar; também a farápelossacerdotes e portodo o povo da congregação.
Nenhum comentário ainda.