1Veio a mimestapalavra do SENHOR:2 “Filho do homem, confronteJerusalémcomsuaspráticasdetestáveis3 e diga: Assimdiz o Soberano, o SENHOR, a Jerusalém: Suaorigem e seunascimentoforam na terradoscananeus; seupaiera um amorreu e suamãeumahitita.
4Seunascimentofoiassim: no dia em quevocênasceu, o seucordãoumbilicalnãofoicortado, vocênãofoilavadacomáguaparaqueficasselimpa, nãofoiesfregadacomsalnemenrolada em panos.
5Ninguémolhouparavocêcompiedadenemtevesuficientecompaixãoparafazerqualquerumadessascoisasporvocê. Ao contrário, vocêfoijogadafora, em campoaberto, pois, no dia em quenasceu, foidesprezada.
7 E eu a fizcrescercomoumaplanta no campo. Vocêcresceu e se desenvolveu e se tornou a maislindadasjoias. Seusseios se formaram e seucabelocresceu, masvocêaindaestavatotalmentenua.
8 “Maistarde, quandopassei de novoporperto, olheiparavocê e vi que já tinhaidadesuficienteparaamar; entãoestendi a minhacapasobrevocê e cobri a suanudez. Fiz um juramento e estabeleciumaaliançacomvocê, palavra do Soberano, o SENHOR, e você se tornouminha.
11Adornei-a comjoias; pusbraceletes em seusbraços e umagargantilha em torno de seupescoço;12dei a você um pendente, pusbrincos em suasorelhas e umalindacoroa em suacabeça.
13Assimvocêfoiadornadacomouro e prata; suasroupaseram de linhofino, tecidocaro e panobordado. Suacomidaera a melhorfarinha, mel e azeite de oliva. Você se tornoumuitolinda e umarainha.
15 “Masvocêconfiou em suabeleza e usousuafamapara se tornarumaprostituta. Vocêconcedeu os seusfavores a todos os quepassaramporperto, e a suabeleza se tornoudeles.
17Vocêapanhou as joiasfinasque eu tinhadado a você, joiasfeitascommeuouro e minhaprata, e fezparavocêmesmaídolos em forma de homem e se prostituiucomeles.
19 E até a minhacomida: a melhorfarinha, o azeite de oliva e o mel; vocêlhesofereceutudocomoincensoaromático. Foiissoqueaconteceu, diz o Soberano, o SENHOR.
22 Em todas as suaspráticasdetestáveis, como em suaprostituição, vocênão se lembroudosdias de suainfância, quandoestavatotalmentenua, esperneando em seusangue.
23 “Ai! Ai de você! Palavra do Soberano, o SENHOR. Somando-se a todas as suasoutrasmaldades,24 em cadapraçapública, vocêconstruiuparavocêmesmaaltares e santuárioselevados.
25 No começo de cadaruavocêconstruiuseussantuárioselevados e deturpousuabeleza, oferecendoseucorpocompromiscuidadecadavezmaior a qualquer um quepassasse.
27Porissoestendi o meubraçocontravocê e reduzi o seuterritório; eu a entreguei à vontadedassuasinimigas, as filhasdosfilisteus, queficaramchocadascom a suacondutalasciva.
31Quandoconstruía os seusaltaresidólatras em cadaesquina e faziaseussantuárioselevados em cadapraçapública, você só nãofoicomoprostitutaporquedesprezou o pagamento.
33Todaprostitutarecebepagamento, masvocê dá presentes a todos os seusamantes, subornando-os paraquevenham de todos os lugaresreceber de você os seusfavoresilícitos.
34 Em suaprostituição dá-se o contrário do queacontececomoutrasmulheres; ninguémcorreatrás de você em buscadosseusfavores. Você é o oposto, poisvocêfaz o pagamento e nadarecebe.
36Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Porvocêterdesperdiçado a suariqueza e terexposto a suanudez em promiscuidadecom os seusamantes, porcausa de todos os seusídolosdetestáveis e do sanguedosseusfilhosdado a eles,37poressemotivovouajuntartodos os seusamantes, comquemvocêencontroutantoprazer, tanto os quevocêamoucomoaquelesquevocêodiou. Eu os ajuntareicontravocê de todos os lados e a deixareinua na frentedeles, e elesverãotoda a suanudez.
38 Eu a condenarei ao castigodeterminadoparamulheresquecometemadultério e quederramamsangue; trareisobrevocê a vingança de sangue da minhaira e da indignaçãoque o meuciúmeprovoca.
39Depois eu a entregareinasmãos de seusamantes, e elesdespedaçarão os seusouteiros e destruirão os seussantuárioselevados. Elesarrancarão as suasroupas e apanharão as suasjoiasfinas e a deixarãonua.
41Elesdestruirão a fogo as suascasas e infligirão a vocêcastigo à vista de muitasmulheres. Poreifim à suaprostituição, e vocênãopagarámaisnadaaosseusamantes.
43 “Porvocênão se terlembradodosdias de suainfância, masterprovocado a minhairacomtodasessascoisas, certamentefareicairsobre a suacabeça o quevocêfez. Palavra do Soberano, o SENHOR. Acasovocênãoacrescentoulascívia a todas as suasoutraspráticasrepugnantes?
45Você é umaverdadeirafilha de suamãe, quedetestou o seumarido e os seusfilhos; e você é umaverdadeirairmã de suasirmãs, as quaisdetestaram os seusmaridos e os seusfilhos. A mãe de vocêserahitita e o pai de vocêsamorreu.
49 “Ora, estefoi o pecado de suairmãSodoma: ela e suasfilhaseramarrogantes, tinhamfartura de comida e viviamdespreocupadas; nãoajudavam os pobres e os necessitados.
51Samarianãocometeumetadedospecadosquevocêcometeu. Vocêtemcometidomaispráticasrepugnantes do queelas e temfeitosuasirmãspareceremmaisjustas, dadastodas as suaspráticasrepugnantes.
52Aguente a suavergonha, poisvocêproporcionoualgumajustificativa às suasirmãs. Vistoque os seuspecadossãomaisdetestáveisque os delas, elasparecemmaisjustasquevocê. Envergonhe-se, pois, e suporte a suahumilhação, porquantovocêfez as suasirmãspareceremjustas.
53 “Contudo, eu restaurarei a sorte de Sodoma e dassuasfilhas, e de Samaria e dassuasfilhas, e a suasortecomelas,54paraquevocêcarregue a suavergonha e sejahumilhadaportudo o quevocêfez, o queserviu de consoloparaelas.
56Vocênemmencionaria o nome de suairmãSodoma na época do orgulhoquevocêsentia,57antes da suaimpiedadesertrazida a público. Masagoravocê é alvo da zombariadasfilhas de Edom e de todos os vizinhosdela, e dasfilhasdosfilisteus, de todos os quevivem ao seuredor e que a desprezam.
61Entãovocê se lembrarádosseuscaminhos e se envergonharáquandorecebersuasirmãs, a maisvelha e a maisnova. Eu as darei a vocêcomofilhas, nãoporémcombase em minhaaliançacomvocê.
63Então, quando eu fizerpropiciação em seufavorportudo o quevocêtemfeito, você se lembrará e se envergonhará e jamaisvoltará a abrir a bocaporcausa da suahumilhação. Palavra do Soberano, o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.