3Diga a eles: Assimdiz o Soberano, o SENHOR, a Jerusalém: Vocênão é melhorqueumacidadefundadaporgenteestranha, na terradoscananeus. Seupaiera um amorreu e suamãedescendiadosheteus!
4Quandovocênasceu, ninguém se importou, ninguémcortou o cordãoumbilical, ninguém se preocupou em lavar e esfregarseucorpocomsal, ninguém a vestiu. Foiassimque eu a encontrei.
5Ninguémtevepena, ninguém se interessouporvocê, paradar um pouco de carinho e compaixão. Malnasceu, vocêfoiabandonadanumcampoparamorrer. Seuspaistinhamvergonha de você!
7Cresçacomoumaplanta no campo!’ Issoaconteceu; vocêcresceu e se desenvolveu, belacomoninguém. Tornou-se umalindamoça, com os seiosformados e cabeloscrescidos. Masvocêcontinuavanua e desprotegida.
8 “Maistarde, quandopasseiporalinovamente, você já eramoçafeita, prontapara o casamento. Eu a envolvicom o meumanto, mostrandoassimquevocêpassaria a serminhaesposa. Fizumaaliançacomvocê; jureiserseumarido, e você se tornouminha. Palavra do Soberano, o SENHOR.
11Tambémlhedeijoiasparaenfeitaraindamaissuabeleza, pulseiraspara os braços e colarespara o pescoço,12brincospara o nariz e as orelhas, e umalindacoroaparasuacabeça.
13Assim, vocêfoienfeitadacomouro e prata; foivestidacomlinho, sedas e bordados. Dei a você a melhorcomida, a farinhamaisfina, mel e azeite de oliva! Você se tornoulinda, muitolinda, e se transformounumagranderainha!
14Vocêficoufamosaentre as outrasnaçõespelasuabeleza. De fato, eraumabelezaperfeita, porquefoicriadapormim. Era a minhaglóriaquetornavavocêtãolinda. Palavra do Soberano, o SENHOR.
15 “Masvocêconfiou em suabeleza — achouquenãoprecisavamais de mim. Acabouusando a suafamapara se tornarumaprostituta, entregando-se a qualquer um quepassasseperto de você. A suabeleza se tornoudeles.
16Vocêusou os belosvestidosque eu lhedeicomoenfeitepara os altaresidólatras, aosquaisvocê se entregoucomoumaprostituta. Isso é umacoisaincrível! Issonuncaaconteceuantes, em partealguma do mundo, e nuncavai se repetir!
17 As joias, o ouro e a prata, presentestãolindos e valiosos, foramusadosparafazerídolos em forma de homens. Vocêadorouessasestátuas; issofoi um ato de traição e infidelidadecontramim!
19 E até os cereais, a farinha, o óleo e o melque eu lhedeiparaservir de alimento, vocêofereceucomoincensoaromático e como um sacrifício de amor, diz o Soberano, o SENHOR.
20 “Como se nãobastasse, também os seusfilhos e filhas, quevocêdeu à luz, foramoferecidoscomosacrifício a essasimagens. Vocêachaquenãobastaserumaprostituta?
22 E enquantovocêcometiatodasessaspráticasdetestáveis na suaprostituição, vocênuncafoicapaz de se lembrar do tempo da suainfância em queestavanua e todasuja de sangue!
23 “Palavra do Soberano, o SENHOR: Ai de você! Sim! Ai de você! Depois de todaessamaldade,24vocêlevantougrandesaltaresaosdeusesfalsosnaspraçaspúblicas e construiualtares e santuárioselevados, paraalipraticar a prostituição.
25 Em cadaesquinavocêlevantou um altar, e manchou um poucomais a suaantigabeleza. Sem a menorvergonha, vocêconvidavaabertamente a quempassasseparaserseuamante. Dia e noite, vocênãoparava de se prostituir.
27 “Foiporissoque eu estendi o meubraçocontravocê e a castiguei! Vocêperdeuterrasparaseusinimigos! Foiporissoque eu deixei os filisteusfazerem de você o quebementendessem! Atéelesficaramchocadoscom os atosimoraisquevocêpraticava!
30 “Vocênãoteveforçaspararesistir a essesmausdesejos. Palavra do Soberano, o SENHOR. Vocêacabou se transformandonumaprostitutabarata, sem a mínimanoção de vergonha.
31Construiucasas de prostituição em cadaesquina, e em lugareselevados em cadapraçapública! Acabousendopior do que a prostituta, porquedesprezou o pagamento.
34Você é diferentedasoutrasprostitutas; elascobram, vocêpaga! Elassãoprocuradas, vocêcorreatrás de amantes, porquenão há quem a deseje; ninguémvemprocurar o seu ‘amor’.
36 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Vocêabusou da prostituição! Diantedosmeusolhos, você se despiuparasatisfazer os seusamantes, você se prostituiucomessesídolos e matouseusfilhosinocentes, queimando-os comoofertas a deusesfalsos!
37Porisso, eu voureunirtodos os seusantigosamantes e companheiros de pecado — os quevocêamou e os quevocêdesprezou. Transformareitodoseles em inimigos, e colocareivocêcompletamentenua, diante de todoseles.
39 Eu a entregareiaosseusamantes, quederrubarão os altaresdosídolos — as casas de prostituiçãoquevocêconstruiu. Rasgarãoseusbelosvestidos, tomarãopara si as suaspreciosasjoias. Vocêseráabandonadaporeles, ficaráferida, nua e desprotegida.
41Elesqueimarão as suascasas e a castigarãodiante de muitasmulheres. Toda a suariquezaserároubada; assim, vocêdeixará de serprostituta, pornãotercomqueatrairseusamantes.
43 “Masagora, porcausa de suaingratidão, esquecendo-se de tudoque eu fizporvocê na suamocidade, e porcausadospecadosquevocêcometeu, provocando a minhaira, darei a você o castigomerecido. Palavra do Soberano, o SENHOR. Poisvocêfoiingrataalém de todas as suaspráticasimorais.
49 “Estesforam os pecados de Sodoma, suairmã: Ela e suasfilhaseramorgulhosas, tinhamfartura de comida e viviamdespreocupadas; desprezaram os pobres e os necessitados.
52Porisso, aguentecalada o seusofrimento. Os pecadosquevocêcometeuforammuitomaisterríveisque os de Samaria e Sodoma, as suasirmãs. Elassãomaisjustasquevocê, e mereceram um castigomenor. Vocêfezcomque as suasirmãsparecessemjustas!
57Masagoraseusgrandespecadosforammostrados a todo o mundo! Agoravocê é desprezadapelasfilhas de Edom e de todos os seusvizinhos, e dasfilhasdosfilisteus e de todos os seusvizinhosque a odeiam!
59 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Eu a tratarei de acordocom o quevocêfezcomigo. Vocêanulou a aliança, nossoantigocompromissoficousemvalorporcausa de suainfidelidade.
61Entãovocêvai se envergonhar, lembrando-se de seusantigospecados. Sentirávergonhaquando eu a colocarlado a ladocomsuasirmãsmaisvelha e maisnova. Eu as darei a vocêcomofilhas, emboranãotenha a mesmabase da aliançaquetenhocomvocê.
63Você se lembrarácomvergonha de seusantigospecados, e issoacabarácomseuorgulho, quando eu perdoar o malquevocêfezcontramim. Palavra do Soberano, o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.