1 A palavra do SENHORveio a mim, dizendo:2 — Filho do homem, mostre a Jerusalém as suasabominações3 e diga-lhe: Assimdiz o SENHORDeus a Jerusalém: — “Quanto à suaorigem e ao seunascimento, vocêprocede da terradoscananeus. O seupaieraamorreu, e a suamãeeraheteia.
4Quanto ao seunascimento, no dia em quevocênasceu, nãolhecortaram o cordãoumbilical, nem a lavaramcomáguaparaqueficasselimpa, nem a esfregaramcomsal, nem a enrolaram em panos.
5Ninguémolhouparavocêcompiedade, paralhefazerqualquerdessascoisas, compadecendo-se de você. Pelocontrário, no dia em quenasceu, vocêfoijogada em campoaberto, porquetiveramnojo de você.”
6 — “Quandopasseiporperto e vi quevocê se revolvia no seusangue, eu lhedisse: ‘Aindaquevocêestejacoberta de sangue, fiqueviva! Sim, aindaquevocêestejacoberta de sangue, fiqueviva!’
7 Eu a fizcrescercomoumaplanta do campo. Vocêcresceu, se desenvolveu e ficoumuitobonita. Os seusseiostomaramforma, os cabeloscresceram, masvocêestavacompletamentenua.”
8 — “Quandopassei de novoporperto e olheiparavocê, eisquevocêtinhachegado à idade do amor. Estendisobrevocê as abas do meumanto e cobri a suanudez. Fiz um juramento e entrei em aliançacomvocê, diz o SENHORDeus; e vocêpassou a serminha.”
13Assim, vocêfoienfeitadacomouro e prata; as suasroupaseram de linhofino, de seda e de bordados. Você se alimentou da melhorfarinha, de mel e azeite; vocêeramuitobonita e chegou a serrainha.
16Vocêpegoualgumas de suasroupas e fezpara si lugaresaltosenfeitados de diversascores, nosquaisvocê se prostituiu. Nuncaanteshaviaacontecidoalgoassim, e jamaisvoltará a acontecer.
19 A comidaque eu lhedei — a melhorfarinha, o óleo e o mel, comque eu a sustentava — vocêtambémpôsdiantedelas em aromaagradável; e assim se fez, diz o SENHORDeus.”
20 — “Alémdisso, vocêpegou os filhos e as filhasquetevecomigo e os sacrificou às imagens, paraseremconsumidos. Como se nãobastasseessasuaprostituição,21vocêmatou os meusfilhos e os entregou a essasimagenscomoofertapelofogo.
22 Em todas as suasabominações e nassuasprostituições, vocênão se lembroudosdias da suamocidade, quandovocêestavacompletamentenua, revolvendo-se no seusangue.”
25 Na entrada de todos os caminhos, vocêconstruiu um lugarelevado, profanou a suabeleza, se ofereceu a todos os quepassavam e multiplicou as suasprostituições.
27 — “Porisso, estendi a mãocontravocê, diminuí o seuterritório e a entreguei à vontadedaquelasque a odeiam, as filhasdosfilisteus, que se envergonhavam da condutadepravada de vocês.
28 E, porserinsaciável, vocêtambém se prostituiucom os filhos da Assíria. E, prostituindo-se comeles, nemassimficousatisfeita;29pelocontrário, vocêestendeu as suasprostituiçõesaté a Caldeia, essaterra de negociantes, masnemcomissoficousatisfeita.”
31Construindo os seusaltares na entrada de todos os caminhos e o seulugarelevado em cadapraça, vocênãofoicomo a prostituta, porquedesprezou o pagamento.
34Comvocê, na suavida de prostituta, acontece o contrário do que se dá comoutrasmulheres. Ninguémpedequevocê se prostitua. Vocêfaz o pagamento, e ninguémpaganada a você. Nissovocê é diferente!”
36Assimdiz o SENHORDeus: Porvocêterderramado o seudinheiro e deixado à mostra a suanudeznassuasprostituiçõescom os seusamantes; porcausatambém de todos os seusídolosabomináveis e do sangue de seusfilhosquevocêofereceu a essesídolos,37eisquereunireitodos os amantesquevocêquisagradar, tanto os quevocêamavacomotodos os quevocêodiava. Eu os trareicontravocê de todos os lados e descobrirei as suasvergonhasdiantedeles, paraqueelesvejamtoda a suanudez.
43Vistoquevocênão se lembroudosdias da suamocidade e me provocou à iracomtodasessascoisas, eisquetambém eu fareirecairsobre a suacabeça o castigoque os seusatosmerecem, diz o SENHORDeus. Não é fatoque a todas as suasoutrasabominaçõesvocêacrescentouestadepravação?”
45Você é filha da suamãe, quetevenojo de seumarido e de seusfilhos. E você é irmãdassuasirmãs, quetiveramnojo de seusmaridos e de seusfilhos. A mãe de vocêseraheteia, e o paieraamorreu.”
47Vocêandounosmesmoscaminhos em queelasandaram e fez as mesmasabominaçõesqueelasfizeram. E, como se istonãofosse o bastante, vocêainda se corrompeumais do queelas, em todos os seuscaminhos.
49Eisqueestafoi a iniquidade de suairmãSodoma: ela e as suasfilhasforamorgulhosas, tiveramfartura de pão e prósperatranquilidade, masnuncaampararam os pobres e os necessitados.
51TambémSamarianãocometeumetadedospecadosquevocêcometeu. Vocêmultiplicou as suasabominaçõesmais do queelas e assim, comtodasessassuasabominações, fezcomque as suasirmãsparecessemmaisjustas do quesão.
52Agora, pois, suporte a suahumilhação, vocêqueadvogou a causa de suasirmãs. Diantedospecadosquevocêcometeu, quesãomaisabomináveis do que os pecadosqueelascometeram, elassãomaisjustas do quevocê. Portanto, envergonhe-se e suporte a suahumilhação, poisvocêfez as suasirmãspareceremmaisjustas do quevocê.”
53 — “Restaurarei a sortedelas — a de Sodoma e de suasfilhas e a de Samaria e de suasfilhas — e restaurareitambém a suasorteentreelas,54paraquevocêsuporte a suahumilhação e sejaenvergonhadaportudo o quevocêfez, servindo-lhes de consolo.
55Quando as suasirmãs, Sodomacom as suasfilhas e Samariacom as suasfilhas, voltarem ao seuprimeiroestado, tambémvocê e as suasfilhasvoltarão ao seuprimeiroestado.
56Não é fatoque, nosdias do seuorgulho, vocêusou o nome de suairmãSodomacomoprovérbio,57antesque se descobrissem as maldadesquevocêfazia? Agoravocê se tornou, comoela, objeto de zombariadasfilhas da Síria e de todos os queestão ao redordela, as filhasdosfilisteusque a desprezam.
61Entãovocê se lembrarádosseuscaminhos e ficaráenvergonhadaquandoreceber as suasirmãs, tanto as maisvelhascomo as maisnovas. Eu as darei a vocêporfilhas, masnãopelasuaaliança.
62Estabelecerei a minhaaliançacomvocê, e vocêsaberáque eu sou o SENHOR,63paraquevocê se lembre e fiqueenvergonhada, e nuncamaisabra a suabocaporcausa da suahumilhação, quando eu lhehouverperdoadotudo o quevocêfez”, diz o SENHORDeus.
Nenhum comentário ainda.