1Aindaveio a mim a palavra do Senhor, dizendo:2Filho do homem, fazeconhecer a Jerusalémseusatosabomináveis;3 e dize: Assimdiz o SenhorDeus a Jerusalém: A tuaorigem e o teunascimentoprocedem da terradoscananeus. Teupaieraamorreu, e a tuamãehetéia.
4 E, quanto ao teunascimento, no dia em quenascestenão te foicortado o umbigo, nemfostelavadacomágua, para te alimpar; nemtampoucofosteesfregadacomsal, nemenvolta em faixas;5ninguém se apiedou de ti para te fazeralgumadestascoisas, compadecido de ti; porémfostelançadafora no campo, pelonojo de ti, no dia em quenasceste.
7 Eu te fizmultiplicarcomo o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançastegrandeformosura. Formaram-se os teusseios e cresceu o teucabelo; contudoestavasnua e descoberta.
8Então, passando eu por ti, vi-te, e eisque o teutempoeratempo de amores; e estendisobre ti a minhaaba, e cobri a tuanudez; e dei-te juramento, e entreinumpactocontigo, diz o SenhorDeus, e tu ficastesendominha.
13Assimfosteornada de ouro e prata, e o teuvestidofoi de linhofino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a serformosa em extremo, e subisteaté a realeza.
17Tambémtomaste as tuasbelasjóiasfeitas do meuouro e da minhaprataque eu te haviadado, e te fizesteimagens de homens, e te prostituístecomelas;18 e tomaste os teusvestidosbordados, e as cobriste; e pusestediantedelas o meuazeite e o meuincenso.
20Alémdisto, tomaste a teusfilhos e tuasfilhas, que me geraras, e lhossacrificaste, paraseremdevoradospelaschamas. Acasofoi a tuaprostituição de tãopoucamonta,21quehavias de matarmeusfilhos e lhosentregar, fazendo os passarpelofogo?
22 E em todas as tuasabominações, e nastuasprostituições, não te lembrastedosdias da tuamocidade, quando tu estavasnua e descoberta, e jazias no teusangue.
23 E sucedeu, depois de toda a tuamaldade (ai, ai de ti! diz o SenhorDeus),24que te edificasteumacâmaraabobadada, e fizestelugaresaltos em todas as praças.
25 A cadacanto do caminhoedificaste o teulugaralto, e fizesteabominável a tuaformosura, e alargaste os teuspés a todo o quepassava, e multiplicaste as tuasprostituições.
27Peloqueestendi a minhamãosobre ti, e diminuí a tuaporção; e te entreguei à vontadedosque te odeiam, dasfilhasdosfilisteus, as quais se envergonhavam do teucaminhodepravado.
30Quãofraco é teucoração, diz o SenhorDeus, fazendo tu todasestascoisas, obradumameretrizdesenfreada,31edificando a tuacâmaraabobadada no canto de cadacaminho, e fazendo o teulugaralto em cadarua! Nãofostesequercomo a meretriz, poisdesprezaste a paga;32tenssidocomo a mulheradúlteraque, em lugar de seumarido, recebe os estranhos.
33 A todas as meretrizes se dá a suapaga, mas tu dáspresentes a todos es teusamantes; e lhesdáspeitas, paraquevenham a ti de todas as partes, pelastuasprostituições.
34Assim és diferente de outrasmulheresnastuasprostituições; poisninguém te procuraparaprostituição; pelocontrário tu dás a paga, e não a recebes; assim és diferente.
36Assimdiz o SenhorDeus: Poisque se derramou a tualascívia, e se descobriu a tuanudeznastuasprostituiçõescom os teusamantes; porcausatambém de todos os ídolosdastuasabominações, e do sangue de teusfilhosquelhesdeste;37portantoeisqueajuntareitodos os teusamantes, com os quais te deleitaste, comotambémtodos os queamaste, juntamentecomtodos os queodiaste, sim, ajuntá-los-ei contra ti em redor, e descobrirei a tuanudezdiantedeles, paraquevejamtoda a tuanudez.
39Também te entregareinasmãosdosteusinimigos, e elesderribarão a tuacâmaraabobadada, e demolirão os teusaltoslugares, e te despirão os teusvestidos, e tomarão as tuasbelasjóias, e te deixarãonua e descoberta.
43Porquantonão te lembrastedosdias da tuamocidade, mas me provocaste à iracomtodasestascoisas, eisque eu fareirecair o teucaminhosobre a tuacabeçadiz o SenhorDeus. Poisnãoacrescentaste a infidelidade a todas as tuasabominações?
45 Tu és filha de tuamãe, quetinhanojo de seumarido e de seusfilhos; e tu és irmã de tuasirmãs, quetinhamnojo de seusmaridos e de seusfilhos. Vossamãefoihetéia, e vossopaiamorreu.
47Todavianãoandastenosseuscaminhos, nemfizesteconforme as suasabominações; mas, como se issomuipoucofora, ainda te corrompestemais do queelas, em todos os teuscaminhos.
49Eisqueestafoi a iniqüidade de Sodoma, tuairmã: Soberba, fartura de pão, e prósperaociosidadeteveela e suasfilhas; masnuncafortaleceu a mão do pobre e do necessitado.
51DemaisSamárianãocometeumetade de teuspecados; e multiplicaste as tuasabominaçõesmais do queelas, e justificaste a tuasirmãs, comtodas as abominaçõesquefizeste.
52 Tu, também, poisquedestesentençafavorável a tuasirmãs, leva a tuavergonha; porcausa de teuspecados, quefizestemaisabomináveis do queelas, maisjustassãoelas do que tu; confunde-te logotambém, e sofre a tuavergonha, porquejustificaste a tuasirmãs.
53 Eu, pois, fareitornar do cativeiro a elas, a Sodoma e suasfilhas, a Samária e suasfilhas, e aos de vósquesãocativos no meiodelas;54paraquesofras a tuavergonha, e sejasenvergonhadaporcausa de tudo o quefizeste, dando-lhes tu consolação.
55Quanto a tuasirmãs, Sodoma e suasfilhas, tornarão ao seuprimeiroestado; e Samária e suasfilhastornarão ao seuprimeiroestado; também tu e tuasfilhastornareis ao vossoprimeiroestado.
56NãofoiSodoma, tuairmã, um provérbio na tuaboca, no dia da tuasoberba,57antesquefossedescoberta a tuamaldade? Agora, de igualmodo, te fizesteobjeto de opróbriodasfilhas da Síria, e de todos os queestão ao redordela, e para as filhasdosfilisteus, que te desprezam em redor.
61Então te lembrarásdosteuscaminhos, e ficarásenvergonhada, quandoreceberestuasirmãs, as maisvelhas e as maisnovas, e eu tasderporfilhas, masnãoporcausa do pactocontigo.
62 E estabelecerei o meupactocontigo, e saberásque eu sou o Senhor;63paraque te lembres, e te envergonhes, e nuncamaisabras a tuaboca, porcausa da tuavergonha, quando eu te perdoartudoquantofizeste, diz o SenhorDeus.
Nenhum comentário ainda.