1 A palavra do SENHORveio a mimoutravez:2Filho do homem, denuncia a Jerusalém os seusatosabomináveis;3 e dize: Assimdiz o SENHORDeus a Jerusalém: A tuaorigem e o teunascimentoforam na terradoscananeus. Teupaieraamorreu, e a tuamãe, heteia.
4 E, quanto ao teunascimento, o teucordãoumbilicalnãofoicortado no dia em quenasceste, nem te lavaramcomáguapara te limpar; nem te esfregaramsal, nem te envolveram em faixas;5ninguémtevepiedade de ti, nemcompaixãopara te fazeralgumadessascoisas; masfostelançadafora, no campo, pelonojoquetiveram de ti no dia em quenasceste.
7 Eu te fizcrescercomo o broto do campo. E cresceste, prosperaste e ficastemuitobela. Formaram-se os teusseios e o teucabelocresceu; porémestavasnua e descoberta.
8Passandopor ti, vi que já estavas na idade de amar; entãoestendiminhacapasobre ti e cobrituanudez. Fiz um juramento e firmeiumaaliançacontigo, diz o SENHORDeus, e tu passaste a me pertencer.
13Assimfosteadornada de ouro e prata, e o teuvestidoera de linhofino, de seda e de bordados; e te nutriste de boafarinha, de mel e azeite; ficastemuitobela e subiste à realeza.
17Tambémtomaste as tuasbelasjoiasfeitas do meuouro e da minhaprata, comque eu te haviapresenteado, e fizesteimagens de homenspara ti e te prostituístecomelas;18 e tomaste os teusvestidosbordados e as cobriste; pusestediantedelas o meuazeite e o meuincenso.
20Alémdisso, tomasteteusfilhos e tuasfilhas, quehaviasgeradoparamim, e os sacrificaste, paraseremqueimadospelaschamas. Acaso a tuaprostituiçãofoitãopoucacoisa,21queaindatinhasquematarmeusfilhos e entregá-loscomoofertaqueimada?
25Edificaste o teualtar em cadacanto do caminho e fizesteabominável a tuabeleza; e te oferecias a todoquepassava, e multiplicaste as tuasprostituições.
27Peloqueestendi a mãocontra ti e diminuí a tuaporção; eu te entreguei à vontadedosque te odeiam, dasfilhasdosfilisteus; elas se envergonhavam do teucaminhodepravado.
30Diz o SENHORDeus: Como é fraca a tuavontade, fazendotodasessascoisas, agindocomoumaprostitutadesenfreada,31edificando o teuprostíbulo na esquina de cadacaminho e fazendo o teualtar em cadarua! Nãofostenemsequercomo a prostituta, poisdesprezaste o pagamento;32 és como a mulheradúlteraque, em lugar de seumarido, recebe os estranhos.
33 A todas as prostitutas se dá o pagamento, mas tu dáspresentes a todos os teusamantes; tu os subornasparaquevenham a ti de todas as partespelastuasprostituições.
34Nastuasprostituições, és diferente de outrasmulheres, poisninguém te procuraparaprostituição; pelocontrário, dás o pagamento e nãorecebesnada. Tu fazes o contrário.
36Assimdiz o SENHORDeus: Porteresdesperdiçado a tuacobiça e descoberto a tuanudeznastuasprostituiçõescom os teusamantes; porcausatambém de todos os ídolosdastuasabominações, e do sangue de teusfilhosquelhesdeste;37porisso, ajuntareitodos os teusamantes, com os quaistivesteprazer, comotambémtodos os queamaste, juntamentecomtodos os queodiaste, sim, eu os ajuntareicontra ti portodos os lados e descobrirei a tuanudezdiantedeles, paraque a vejamtoda.
39Também te entregareinasmãosdosteusinimigos, e elesderrubarãoteuprostíbulo, demolirãoteusaltares, e te despirãodosteusvestidos, tomarãotuasbelasjoias e te deixarãonua e descoberta.
43 Eu fareicairtuasobrassobre a tuacabeça, porquenão te lembrastedosdias da tuajuventude, mas me provocaste à iracomtodasessascoisas, diz o SENHORDeus. Poracasonãoacrescentasteinfidelidade a todas as tuasabominações?
45 Tu és filha de tuamãe, quetinhanojo de seumarido e de seusfilhos; e tu és irmã de tuasirmãs, quetinhamnojo de seusmaridos e de seusfilhos. Vossamãefoiheteia, e vossopai, amorreu.
47Entretanto, nãoandastenosseuscaminhos, nemfizesteconforme as suasabominações; mas, como se issofossemuitopouco, ainda te corrompestemais do queelas em todos os teuscaminhos.
49 E estafoi a maldade de tuairmãSodoma: ela e suasfilhaseramorgulhosas, tiveramfartura de provisão e prosperidadedespreocupada; masnuncaajudaram o pobre e o necessitado.
51Samarianãocometeumetade de teuspecados; e tu multiplicastetuasabominaçõesmais do queelas, e justificastetuasirmãscomtodas as abominaçõesquepraticaste.
52Suportatambém a tuavergonha, poisdestesentençafavorável a tuasirmãs. Elas se tornarammaisjustas do que tu, poispraticastepecadosmaisabomináveis do queelas. Envergonha-te logotambém e suporta a tuavergonha, poisjustificastetuasirmãs.
53Trarei de volta do cativeiroSodomacomsuasfilhas e Samariacomsuasfilhas, e teuscativosdentreelas;54paraquesofras a tuavergonha e sejasenvergonhadaporcausa de tudo o quefizeste, trazendo-lhesconsolação.
55 No caso de tuasirmãs, Sodoma e suasfilhas, e Samaria e suasfilhas, ambastornarão ao seuprimeiroestado. Tu e tuasfilhastambémtornareis ao vossoprimeiroestado.
56NãousastetuairmãSodomacomoprovérbio na tuaboca, no dia da tuaarrogância,57antesquetuamaldadefossedescoberta? Agora, de igualmodo, te fizesteobjeto de vergonhapara as filhas da Síria, e paratodos os queestão ao redordela, e para as filhasdosfilisteus, que te desprezam em redor.
61Então te lembrarásdosteuscaminhos e ficarásenvergonhada, quandoreceberestuasirmãsmaisvelhas e maisnovas. Eu as darei a ti comofilhas, masnãoporcausa da aliançacontigo.
62Firmarei a minhaaliançacontigo, e saberásque eu sou o SENHOR;63paraque te lembres e te envergonhes, e nuncamaisabras a boca, porcausa da tuavergonha, quando eu te perdoartudoquantofizeste, diz o SENHORDeus.
Nenhum comentário ainda.