1 O povo de Israelsaiu de Elim e foipara o deserto de Sim, queficaentreElim e o monteSinai. Chegaramali no diaquinze do segundomêsdepois da suasaída do Egito.
2Ali, no deserto, todoselescomeçaram a reclamarcontraMoisés e Arão,3dizendoassim: — Teriasidomelhorque o SENHORtivessenosmatado no Egito! Lá, nóspodíamospelomenosnossentar e comercarne e outrascomidas à vontade. Vocêsnostrouxeramparaestedeserto a fim de matar de fometodaestamultidão.
4 O SENHORDeusdisse a Moisés: — Agora eu voufazerchover do céupãoparavocês. E o povodeverásair, e cada um deverájuntarumaporçãoque dê para um dia. Assim eu os porei à provaparasaber se elesvãoobedecer às minhasordens.
7Amanhã de manhãvocêsverão a glória do SENHOR, pois o SENHORouviu as reclamações de vocêscontraele. Foicontraele, e nãocontranós, quevocêsreclamaram; pois, afinal de contas, quemsomosnós?
8 E Moiséscontinuou: — É Deus, o SENHOR, quemvailhesdarcarneparacomerem de tarde e pão à vontade de manhã, pois o SENHORouviuvocêsreclamandocontraele. As suasreclamaçõessãocontraele e nãocontranós; pois, afinal de contas, quemsomosnós?
11 E o SENHORdisse a Moisés:12 — Eu tenhoouvido as reclamaçõesdosisraelitas. Diga-lhesquehoje à tarde, antes de escurecer, elescomerãocarne. E amanhã de manhãcomerãopão à vontade. Aí ficarãosabendoque eu, o SENHOR, sou o Deusdeles.
13 À tardeapareceu um grandebando de codornas; eramtantas, quecobriram o acampamento. E no diaseguinte, de manhã, haviaorvalho em volta de todo o acampamento.
15 Os israelitasviramaquilo e nãosabiam o queera. Entãoperguntaramunsaosoutros: — O que é isso? Moiséslhesdisse: — Isso é o alimentoque o SENHORestámandandoparavocêscomerem.
16Esta é a ordemqueeledeu: “Cada um de vocêsdeverájuntar o quefornecessárioparacomer, de acordocom o número de pessoasquehouver na família, doislitrosporpessoa.”
18Quandomediram, aconteceuque os quehaviampegadomuitonãotinhamdemais; e nãofaltavanadapara os quehaviampegadopouco. Cada um haviapegadoexatamente o necessárioparacomer.
20Masalgunsnãoobedeceram à ordem de Moisés e guardaramumapartedaquelealimento. E no diaseguinte o quetinhasidoguardadoestavacheio de bichos e cheiravamal. Aí Moisésficoumuitoirritadocomeles.
23 E Moiséslhesdisse: — Amanhã é dia de descanso, o sábadosanto, separadoparaDeus, o SENHOR. Porisso o SENHORdeu a seguinteordem: “Os quequiseremassaressealimento no forno, queassem; e os quequiseremcozinhar, quecozinhem. E guardempara o diaseguinte o quesobrar.”
29Lembremque eu, o SENHOR, dei a vocês um dia de descanso e foiporissoque no sextodia eu lhesdeialimentoparadoisdias. No sétimodiafiquemtodosondeestiverem; ninguémdeverásair de casa.
32Moisésdisse: — O SENHORDeusmandouquefossemguardadosdoislitros de manáparaque, no futuro, os nossosdescendentespossamver o alimentoqueelenosdeuparacomermos no deserto, quandonostirou do Egito.
33EntãoMoisésdisse a Arão: — Pegueumavasilha, ponhaneladoislitros de maná e coloque-a na presença de Deus, o SENHOR, a fim de serguardadapara os nossosdescendentes.
Nenhum comentário ainda.