1Algunshomens, quehaviamdescido da Judeia, passaram a ensinaraosirmãos: “Se nãovoscircuncidardesconforme a tradiçãoinstituídaporMoisés, de formaalgumapodeissersalvos!”
2Porestemotivo, Paulo e Barnabétiveramumaacirradadivergênciacomeles. E os irmãosdecidiramquePaulo e Barnabé, juntamentecomoutros, deveriamsubiratéJerusalém e tratardessaquestãocom os apóstolos e com os presbíteros.
3 A Igreja os enviou e, quandoestavamatravessando a Fenícia e Samaria, compartilharamcomohaviaacontecido a conversãodosgentios, notíciasessasquealegraramsobremaneira o coração de todos os irmãos.
4Tendoeleschegado a Jerusalém, forammuitobemrecebidospelaIgreja, pelosapóstolos e portodos os presbíteros, a quemrelataramtudo o queDeushaviarealizadoporintermédiodeles.
5Entretanto, alguns do gruporeligiosodosfariseus, quetinhamcrido, levantaram-se protestando: “É necessáriocircuncidá-los e ordenar-lhesexpressamentequeobservemtoda a Lei de Moisés!”
7Depois de um grandedebate, Pedrotomou a palavra e ponderou-lhes: “Irmãos, vóssabeisquedesde há muito, Deus me escolheudentrevósparaque, pormeuintermédio, ouvissem os gentios a Palavra do Evangelho e cressem.
8 E Deus, queconhece os corações, testemunhou em benefíciodeles, concedendo-lhes o EspíritoSanto, da mesmaformacomo o deu a nós;9 e nãofezqualquerdistinçãoentre os gentios e nósoutros, purificando o coraçãodelespela fé.
12Então, toda a assembleiaficou em silêncio, enquantoouviaBarnabé e Paulorelatandotodos os sinaismiraculosos e prodígiosque, pormeiodeles, Deusrealizaraentre os gentios.
13Quandoacabaram de compartilhar, Tiagopediu a palavra e arrazoou-lhes: “Irmãos, ouvi-me:14SimãonarroucomoprimeiramenteDeusfoi ao encontrodosgentiosparaedificardentreeles um povoconsagrado ao seuNome.
15 E, comisso, estão de plenoacordo as palavrasdosprofetascomoestáescrito:16 ‘Depoisdissovoltarei, e reconstruirei a tenda de Davi, queestácaída; reedificarei as suasruínas, e tornarei a levantá-la;17paraque o restantedaspessoasbusque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meuNome,18diz o Senhorquefazessasrealizaçõesdesde os temposantigos’.
19Portanto, julgoquenão se deveconstrangeraquelesquedentre os gentios se convertem a Deus,20todavia, escrever-lhesque se abstenhamdascontaminaçõesdosídolos, da imoralidade, da carne de animaissufocados e do sangue.
22Então, os apóstolos e os presbíteros, comtoda a Igreja, decidiramescolheralgunsdentreeles e enviá-losparaAntioquiacomPaulo e Barnabé. EscolheramJudas, chamadoBarsabás, e Silas, doislíderesentre os irmãos.
23 E, porintermédiodeles, mandaram a seguintecarta: “Os apóstolos e os irmãospresbíteros, aosirmãosdentre os gentiosqueestão em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações.
24Desdequesoubemosquealgunssaíram de entrenós, semnossapermissão, e vostêmconstrangidopormeio de suaspalavras, confundindo-vos a mente,25pareceu-nosbem, havendochegado a um consenso, selecionaralgunshomens e enviá-loscom os nossosamadosBarnabé e Paulo,26homensquetêmcolocadosuasvidas em riscopeloNome de nossoSenhorJesusCristo.
28Porquepareceubem ao EspíritoSanto e a nósnãovosimpormaiorencargoalémdestespreceitosnecessários:29Quevosabstenhais de alimentossacrificadosaosídolos, do sangue, da carne de animaisestrangulados e da imoralidadesexual. Fareismuitobem se vosguardardesdessesprocedimentos, poisdesejamosquetudo de bomvosaconteça”.
33Havendo, porém, dedicadoalgumtempoali, foramdespedidospelosirmãoscom a bênção da paz, a fim de queretornassemaosque os haviamenviado,34porémSilas, achoumelhorficarali.
36Passadosalgunsdias, Paulopropôs a Barnabé: “Voltemos, agora, paravisitar os irmãosportodas as cidadesnasquaispregamos a Palavra do Senhor, a fim de observarmoscomoestãovivendo”.
38Paulo, entretanto, nãoconseguiaverrazãoparalevarconsigoaquelequedesde a Panfíliahaviadecidido se afastardeles e não os acompanharaaté o fim da missão.
Nenhum comentário ainda.