2Levantando-se Absalãocedo, parava à entrada da porta; e a todo o homemquetinhaumademandaquedeviasersubmetida ao reiparajulgamento, chamava-o a si e lhedizia: De quecidade és tu? Elerespondia: De taltribo de Israel é teuservo.
12Então, Absalão, enquantofazia os sacrifícios, mandouchamar a Aitofel, gilonita, conselheiro de Davi, de Giló, suacidade. A conspiraçãotornava-se poderosa, e o povo do partido de Absalão ia crescendo em número.
14Davidisse a todos os seusservosque se achavamcomele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque de outraformanenhum de nóspoderáescapardasmãos de Absalão. Apressai-vos a sair, nãosucedaqueelenosapanhe de súbito, lancesobrenós a ruína e fira a cidade ao fio da espada.
18Todos os seusservosiam ao ladodele; todos os quereteus, e todos os peleteus, e todos os giteus, seiscentoshomensque o seguiram de Gate, passaramadiante do rei.
20Ontemvieste, e te levarei eu hojeconosco a vaguear? Pois eu vouparaondepossa ir; volta e fazevoltar a teusirmãos. A misericórdia e a fidelidadesejamcontigo.
21Itairespondeu ao rei: Pelavida de Jeová e pelavida do rei, meusenhor, no lugar em queestiver o rei, meusenhor, sejapara a morte, sejapara a vida, lá estará o teuservo!
24VeiotambémZadoque, e comeletodos os levitasquelevavam a arca da Aliança de Deus; e assentaram a arca de Deus (E subiuAbiatar.), atéquetodo o povoacabou de passar da cidade.
25Disse o rei a Zadoque: Leva a arca de Deuspara a cidade. Se eu achargraçaaosolhos de Jeová, ele me farávoltar e me mostrarátanto a arcacomo a suahabitação.
27Acrescentou o rei ao sacerdoteZadoque: Não és tu vidente? Voltapara a cidade em paz, e convoscovossosdoisfilhos, Aimaás, teufilho, e Jônatas, filho de Abiatar.
30Davi, subindopelaencosta do montedasOliveiras, ia chorando; tinha a cabeçacoberta e caminhavadescalço. Todo o povoque ia comele, coberta a cabeça, subiachorando.
32QuandoDavi ia chegando ao cume do outeiro, onde se costumaadorar a Deus, veio-lhe ao encontroHusai, arquita, rasgados os vestidos e a cabeçacoberta de terra.
33Disse-lheDavi: Se forescomigo, ser-me-ás pesado;34porém, se voltarespara a cidade e disseres a Absalão: Eu serei, ó rei, teuservo; comotenhosido no passadoservo de teupai, assim, agora, sereiteuservo, então, poderásfrustrarparamim o conselho de Aitofel.
Nenhum comentário ainda.