2Todos os filhos de IsraelmurmuraramcontraMoisés e contraArão, e a congregaçãotodadisse-lhes: Oxaláquetivéssemosmorrido na terra do Egito! Ou oxaláquetivéssemosmorridonestedeserto!
6Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, queeramdaquelesqueespiaram a terra, rasgaram os seusvestidos7 e disseram a toda a congregaçãodosfilhos de Israel: A terrapormeio da qualpassamospara a espiar é terramuitíssimoboa.
9Tãosomente, nãosejaisrebeldescontraJeová, nemtemais o povodestaterra, porquesãonossopão. Retirou-se de sobreeles a suadefesa, e Jeováestáconosco; não os temais.
13RespondeuMoisés a Jeová: Assim os egípcios o ouvirão (pois, pelatuaforça, fizestesairestepovo do meiodeles)14 e o dirãoaoshabitantesdestaterra. Elesouviramque tu, Jeová, estás no meiodestepovo, pois tu, Jeová, és vistoface a face, e a tuanuvemestásobreeles, e tu vaisdiantedeles, de dianumacoluna de nuvem e, de noite, numacoluna de fogo.
15 Se mataresestepovocomo um só homem, as naçõesqueouviram a tuafamadirão:16PorqueJeovánãopodiaintroduzirestepovo na terraquelheprometeucomjuramento, porisso os matou no deserto.
17Agora, pois, engrandeça-se o poder do Senhor, segundodisseste:18Jeová é tardio em irar-se, abundante em misericórdia, queperdoainiquidade e transgressão e nãoteráporinocente o culpado; quevisita a iniquidadedospaisnosfilhos, na terceira e na quartageração.
20Tornou-lheJeová: Conforme a tuapalavra, lheperdoei;21porém, tãocertocomo eu vivo e comotoda a terra se encherá da glória de Jeová,22doshomensque, tendovisto a minhaglória e os prodígiosquefiz no Egito e no deserto e, todavia, me puseram à prova já dezvezes e nãoobedeceram à minhavoz,23nenhumdelesverá a terraque, comjuramento, prometi a seuspais; sim, nenhumdaquelesque me desprezaram a verá.
24Porém o meuservoCalebe, porquenelehouveoutroespírito e porqueperseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em queentrou; e a suasemente a possuirá.
26Depois, disseJeová a Moisés e a Arão:27Atéquandosofrereiesta má congregaçãoquemurmuracontramim? Ouvi os queixumesdosfilhos de Israelqueelesmurmuramcontramim.
28Dize-lhes: Pelaminhavida, dizJeová, certamentecomofalastesaosmeusouvidos, assimvoshei de fazer:29cairão os vossoscadáveresnestedeserto; todosvós os quefostescontados, segundo o vossonúmerototal, desde a idade de vinteanos e daíparacima, os quemurmurastescontramim,30certamente, nãoentrareis na terra a respeito da qualjureiquevosfariahabitarnela, excetoCalebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
34Segundo o númerodosdias em queespiastes a terra, isto é, quarentadias, cadadiarepresentando um ano, levareissobrevósporquarentaanos as vossasiniquidades e tereisexperiência da minhaoposição.
36 Os homensqueMoisésenviou a espiar a terra, quevoltaram e fizerammurmurarcontraeletoda a congregação, infamando a terra,37sim, esseshomensqueinfamaram a terramorreram de pragadiante de Jeová.
43Poisali os amalequitas e os cananeusestãodiante de vós, e caireis ao fio da espada; porquedeixastes de seguir a Jeová, portanto, Jeovánãoestáconvosco.
Nenhum comentário ainda.