3 O sacerdotesairáparafora do arraial e o examinará. Se a praga da lepraforcurada no leproso,4 o sacerdoteordenará se tomemparaaqueleque se há de purificarduasavesvivas e limpas, e pau de cedro, e escarlata, e hissopo;5 e que se mateumadasavesnumvaso de barrosobreáguasvivas.
6Quanto à aveviva, tomá-la-á, e o pau de cedro, e a escarlata, e o hissopo, e os molharájuntamentecom a aveviva no sangue da avequeformortasobre as águasvivas.
8Aqueleque se há de purificarlavará os seusvestidos, raparátodo o seupelo, banhar-se-á e serálimpo; depois, entrará no arraial, masficarásetediasfora da suatenda.
9 Ao sétimo, diaraparátodos os cabelos da cabeça, a barba e as sobrancelhas, simraparátodo o pelo, lavará os seusvestidos, banhará o corpo em água e serálimpo.
10 Ao oitavodia, tomarádoiscordeirossemdefeito, e umacordeira de um anosemdefeito, e trêsdízimas de um efa de flor de farinha, amassadacomazeite, comooferta de cereais, e um logue de azeite.
13Matará o cordeiro no lugar em que é morta a ofertapelopecado e o holocausto, a saber, no lugar do santuário; pois, como a ofertapelopecadopertence ao sacerdote, assimtambém a ofertapelaculpa: coisasantíssima é.
14 O sacerdotetomará do sangue da ofertapelaculpa e pô-lo-á sobre a ponta da orelhadireitadaqueleque se há de purificar, e sobre o dedopolegar da suamãodireita, e sobre o dedopolegar de seu pé direito.
15Tomará do logue de azeite, e o deitará na palma da mãoesquerda;16molhará o dedodireito no azeitequeestá na mãoesquerda e com o dedoaspergirá do azeitesetevezesdiante de Jeová.
17 Do restante do azeitequeestá na mãoporásobre a ponta da orelhadireitadaqueleque se há de purificar, e sobre o dedopolegar da suamãodireita, e sobre o dedopolegar do seu pé direito, porcima do sangue da ofertapelaculpa.
19Então, o sacerdoteoferecerá a ofertapelopecado e faráexpiaçãoporaqueleque se há de purificarporcausa da suaimundícia. Depois, imolará o holocausto20 e oferecerá o holocausto e a oferta de cereaissobre o altar; faráexpiaçãoporele, e eleserálimpo.
21 Se forpobre, e as suaspossesnãolhepermitiremtrazertanto, tomará um cordeiroparaumaofertapelaculpacomoofertamovida, a fim de fazerexpiaçãoporele, e umadízima de um efa de flor de farinhaamassadacomazeitecomoumaoferta de cereais, e um logue de azeite;22 e duasrolas ou doispombinhos, conforme as suaspossespermitirem, um dosquaisseráumaofertapelopecado, e o outro, para o holocausto.
25Matará o cordeiro da ofertapelaculpa, e tomará do sangue da ofertapelaculpa, e pô-lo-á sobre a ponta da orelhadireitadaqueleque se há de purificar, e sobre o dedopolegar da suamãodireita, e sobre o dedopolegar do seu pé direito.
28 Do azeitequeestá na mãoporásobre a ponta da orelhadireitadaqueleque se há de purificar, e sobre o dedopolegar da suamãodireita, e sobre o dedopolegar de seu pé direito, porcima do sangue da ofertapelaculpa.
30Ofereceráumadasrolas, ou um dospombinhos, conforme as suasposseslhepermitirem,31sim, conforme as suasposses: um paraofertapelopecado, e o outroparaholocausto, juntamentecom a oferta de cereais; e o sacerdotefaráexpiaçãodiante de Jeováporaqueleque se há de purificar.
33DissemaisJeová a Moisés e a Arão:34Quandoentrardes na terra de Canaã, que eu voshei de dar a vós em possessão, e eu puser a praga da lepranumacasa da terra da vossapossessão,35 o dono da casairá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há comopraga em minhacasa.
36 O sacerdoteordenaráquedespejem a casa, antesqueentreparaexaminar a praga, paraquenãofiqueimundotudo o queestá na casa. Depois, entraráparaexaminar a casa;37examiná-la-á, e, se a pragaestivernasparedes da casa em cavidadesverdes ou vermelhas e parecermaisfundaque a parede,38 o sacerdotesairá da casaaté a portadela e a fecharáporsetedias.
39Voltará ao sétimodia, e a examinará. Se a praga se tiverespalhadonasparedes da casa,40eleordenaráque se arranquem as pedras em queestá a praga, e que as lancemfora da cidadenumlugarimundo.
41Faráraspar a casapordentro ao redor, e a argamassaquehouveremraspadodeitarãofora da cidadenumlugarimundo;42tomarãooutraspedras e as porão no lugardessaspedras; tomaráoutraargamassa e rebocará a casa.
43 Se a pragavoltar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novorebocada;44 o sacerdoteentrará e a examinará. Se a praga se tiverespalhado na casa, é lepraroedora na casa: é imunda.
48Porém, se o sacerdoteentrar e a examinar, e a praganão se tiverespalhado na casa, depoisquetiversidorebocada; declará-la-á limpa, porque a pragaestácurada.
50Mataráumadasavesnumvaso de barrosobreáguasvivas;51tomará o pau de cedro, e o hissopo, e a escarlata e a aveviva, e os molhará no sangue da avemorta, e naságuasvivas, e aspergirá a casasetevezes.
52Purificará a casacom o sangue da ave, com as águasvivas, com a aveviva, com o pau de cedro, com o hissopo e com a escarlata;53massoltará a avevivaparafora da cidadesobre a face do campo. Assimfaráexpiaçãopelacasa; e serálimpa.
54Esta é a lei de todasorte de praga de lepra e de tinha;55 da lepradosvestidos e dascasas;56dasinchações, daspústulas e dasmanchaslustrosas;57paraensinarquandoforimundo e quandoforlimpo: esta é a lei da lepra.
Nenhum comentário ainda.