1Disse o SENHOR a Moisés:2 “Esta é a regulamentaçãopara os casos de um leprosopurificado: Eleserálevado ao sacerdote,3 e estesairá do acampamentoparaexaminar a pessoa. Se a pessoaestivercurada da lepra,4então o sacerdoteordenaráquesejamtrazidosduasavesvivas e puras, e um pedaço de madeira de cedro, um panotingido de vermelho-carmesim e um ramo de hissopo.
6 O sacerdotetomará a outraave, o pedaço de madeira de cedro, o panotingido de vermelho-carmesim e o hissopo e os molharácom o sangue da avesacrificada em águacorrente.
7Entãoeleborrifarásetevezesaquelapessoaqueestásendopurificada da lepra. Só depoisdisso, o sacerdote a declararápura. Em seguida, soltará a aveviva, paraquevivalivremente em campoaberto.
8 “Paracompletar a purificação, a pessoaqueestásendopurificadalavará as suasroupas, raparátodos os seuspelos e tomarábanho; e assimestarápura. Depoisdisso, poderáentrar no acampamento, masterá de ficarfora da entrada da suatendaporsetedias.
9 No sétimodia, raparátodos os seuspelos: o cabelo, a barba, as sobrancelhas e o restantedosseuspelos, lavarásuasroupas e banhará o corpocomágua e entãoseráconsideradapura.
10 “No oitavodiapegarádoiscordeirossemdefeito, umacordeira de um ano de idade, e trêsjarros de farinha da melhorqualidadepreparadacomazeite, comooferta de cereais, e umacaneca de azeite.
12 “Então o sacerdotepegará um doscordeiros e o sacrificarácomoofertapelaculpa, além da canecacomazeite; ele os moverádiante do SENHORcom o gesto de apresentaçãoapropriado.
13Entãomatará o cordeiro no lugar em que se costumamatar os animaisdasofertaspelopecado e dasofertasqueimadas, no LugarSanto; porque a ofertapelaculpacomo a ofertapelopecadopertencem ao sacerdote; é ofertamuitosagrada.
14 O sacerdoteusará o sangue da ofertapelaculpaparacolocar um pouco na orelhadireitadaquelequeserápurificado, no polegar da suamãodireita e no polegar do seu pé direito.
15Depois o sacerdotepegará a canecacomazeite e o derramará na palma da suamãoesquerda;16molhará o dedodireito no azeitequeestá na palma da mãoesquerda, e daqueleazeiteborrifarácom o dedosetevezesdiante do SENHOR.
17 Da sobra do azeitequeestá na mãoesquerda, o sacerdotecolocará um pouco na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita e no polegar do pé esquerdodaquelequeestásendopurificado, comotinhafeitocom o sangue da ofertapelaculpa.
18 O restante do azeitequeestá em suamão, o sacerdotederramarásobre a cabeçadaquelequeestásendopurificado. Assim, na presença do SENHOR, o sacerdoteobterá o perdãodospecadosdaquelapessoa.
19 “Então o sacerdoteapresentará a ofertapelopecado, obtendocomisso o perdãodospecados da pessoaqueestásendopurificada da suaimpureza. Feitoisso, o sacerdotematará o animaldadopara a ofertaqueimada20 e o oferecerácom a oferta de cereaissobre o altar; assim, o sacerdoteobterá o perdãodospecadosparaaquelapessoa, que, finalmente, serádeclaradapura.
21 Se a pessoaforpobre, nãotendorecursosparaisso, poderátrazersomente um cordeiropara a ofertapelaculpa, paraserapresentado ao SENHORcom os movimentosapropriadosfeitospelosacerdoteparaobter o perdãodospecados. Além do cordeiro, a pessoatrará um jarro de farinha da melhorqualidade, preparadacomazeite, para a oferta de cereais, e umacaneca de azeite.
24 O sacerdotedeverápegar o cordeiro da ofertapelaculpa e a canecacom o azeite em separado, e os moveráperante o SENHORcom os gestos de apresentaçãoapropriados.
25Depoismatará o cordeiro e pegará um pouco de sangue e o colocará na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita e no polegar do pé direitodaquelequeestásendopurificado.
26 O sacerdotederramaráazeite na palma da suamãoesquerda,27 e com o dedodireitoborrifará um pouco do azeite da palma da suamãoesquerdasetevezesdiante do SENHOR.
28Depoiscolocará um pouco de azeite da palma da suamão na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita e no polegar do pé esquerdodaquelequeestásendopurificado, comotinhafeitocom o sangue da ofertapelaculpa.
31Umadasaves é para a ofertapelopecado; a outracomoofertaqueimada — parasersacrificadajuntocom a oferta de cereais. Assim o sacerdoteobterá o perdãodospecadosdiante do SENHORdaquelequeestásendopurificado”.
33Disseainda o SENHOR a Moisés e a Arão:34 “Quandovocêsentrarem na terra de Canaã — terraquedarei a vocês — e eu puserumamancha de lepranumacasa, na terraquelhespertence,35 o dono da casacomunicará o fato ao sacerdote, dizendo: ‘Pareceque há umamancha de lepra em minhacasa’.
36 O sacerdotemandaráquedesocupem a casa, antes de examinar a lepra, paraquenadaquehouver na casa se torneimpuro. Depoisdisso, o sacerdoteiráaté lá e examinará a casa.
37Eleexaminará as manchasnasparedes e, se elasestiveremesverdeadas ou avermelhadas e pareceremmaisprofundas do que a superfície da parede,38 o sacerdotesairá e trancará a casa, ficandointerditadaporsetedias.
39Setediasdepois, o sacerdotefaránovoexame. Se as manchas se alastraramnasparedes da casa,40ordenaráque as pedrascontaminadaspelasmanchassejamarrancadas e lançadasfora da cidade, numlugardeclaradoimpuro.
43 “Se as manchastornarem a alastrar-se pelacasa, depois de teremarrancado as pedras e a casatersidoraspada e rebocada,44seráexaminadaoutravezpelosacerdote. Se as manchas se alastrarampelacasa, é lepracontagiosa; a casaseráimpura.
51 Em seguidapegará o pedaço de madeira de cedro, o hissopo, o panovermelho e a aveviva, e os molhará no sangue da avemorta e na água, e borrifará o sanguesetevezes na casa.
54Sãoessas as leisacercadosváriostipos de lepra, de sarna,55 de manchasnasroupas ou numacasa,56 ou de inchaço, feridas ou tumores e manchasbrilhantes na pele.
Nenhum comentário ainda.