1 O SENHORdisse a Moisés:2 — Estaserá a lei a respeito do leproso no dia da suapurificação: o leprososerálevado ao sacerdote;3estesairáfora do arraial e o examinará. Se a praga da lepraestivercurada,4 o sacerdotemandarátrazer, paraaqueleque se houver de purificar, duasavesvivas e puras, madeira de cedro, panoescarlate e hissopo.
6Depois o sacerdotepegará a avequeficouviva, a madeira de cedro, o panoescarlate e o hissopo e os molhará no sangue da avequefoimortasobre as águascorrentes.
8Aquelequetem de se purificarlavará as suasroupas, raparátodos os seuspelos, se banharácomágua e estarápuro; depois, entrará no arraial, porémficaráfora da suatendaporsetedias.
9 No sétimodia, raparátodo o seucabelo, a cabeça, a barba e as sobrancelhas; raparátodos os pelos, lavará as suasroupas, banhará o corpocomágua e estarápuro.
10 — No oitavodia, pegarádoiscordeirossemdefeito, umacordeirasemdefeito, de um ano, seislitros da melhorfarinha, paraoferta de cereais, amassadacomazeite, e separadamente um copo de azeite.
11 O sacerdotequefaz a purificaçãoapresentará o homemquehouver de purificar-se e essascoisasdiante do SENHOR, à porta da tenda do encontro;12pegará um doscordeiros e o ofereceráporofertapelaculpajuntamentecom o copo de azeite; e os moveráporofertamovidadiante do SENHOR.
13Depoismatará o cordeiro no lugarondesãomortos os animais da ofertapelopecado e do holocausto, no lugarsanto; porquetanto a ofertapelaculpacomo a ofertapelopecadosãopara o sacerdote; sãocoisassantíssimas.
14 O sacerdotepegará um pouco do sangue da ofertapelaculpa e o porásobre a ponta da orelhadireitadaquelequetem de purificar-se, sobre o polegar da suamãodireita e sobre o polegar do seu pé direito.
16Molhará o dedodireito no azeitequeestá na mãoesquerda e daqueleazeiteaspergirá, com o dedo, setevezesdiante do SENHOR;17 do restante do azeitequeestá na mão, o sacerdoteporá um poucosobre a ponta da orelhadireitadaquelequetem de purificar-se, sobre o polegar da suamãodireita e sobre o polegar do seu pé direito, em cima do sangue da ofertapelaculpa.
18 O restante do azeitequeestá na mão do sacerdoteeleporásobre a cabeçadaquelequetem de purificar-se; assim, o sacerdotefaráexpiaçãoporelediante do SENHOR.
19 — Então o sacerdotefará a ofertapelopecado e faráexpiaçãoporaquelequetem de purificar-se da suaimpureza. Depois, matará o animal do holocausto20 e o oferecerácom a oferta de cereaissobre o altar; assim, o sacerdotefaráexpiaçãopelohomem, e esteficarápuro.
21 Se forpobre, e as suaspossesnãolhepermitiremtrazertanto, pegará um cordeiroparaofertapelaculpacomoofertamovida, parafazerexpiaçãoporele, e doislitros da melhorfarinha, amassadacomazeite, paraoferta de cereais, um copo de azeite,22duasrolinhas ou doispombinhos, segundo as suasposses, dosquais um seráparaofertapelopecado, e o outro, paraholocausto.
25Então o sacerdotematará o cordeiro da ofertapelaculpa, pegará um pouco do sangue da ofertapelaculpa e o porásobre a ponta da orelhadireitadaquelequetem de purificar-se, sobre o polegar da suamãodireita e sobre o polegar do seu pé direito.
26Derramará um pouco do azeite na palma da própriamãoesquerda;27 e, com o dedodireito, aspergirá do azeitequeestá na suamãoesquerdasetevezesdiante do SENHOR.
28Então, do azeitequeestá na suamão, o sacerdoteporá um pouco na ponta da orelhadireitadaquelequetem de purificar-se, no polegar da suamãodireita e no polegar do seu pé direito, porcima do sangue da ofertapelaculpa.
30Ofereceráumadasrolinhas ou um dospombinhos, segundo as suasposses;31será um paraofertapelopecado, e o outro, paraholocausto, além da oferta de cereais; e, assim, o sacerdotefaráexpiaçãoporaquelequetem de purificar-se diante do SENHOR.
33 O SENHORdisse a Moisés e a Arão:34 — Quandovocêsentrarem na terra de Canaã, quelhesdareiporherança, e eu enviar a praga do mofo a algumacasa da terraquevocêspassarão a possuir,35 o dono da casafarásaber ao sacerdote, dizendo: “Parece-me queexistealgocomoqueumapraga em minhacasa.”
36 O sacerdoteordenaráque se esvazie a casa, antesquevenhaparaexaminar a praga, paraquenãosejacontaminadotudo o queestá na casa. Depois o sacerdoteviráparaexaminar a casa37 e examinará a praga. Se, nasparedes da casa, há manchasesverdeadas ou avermelhadas e parecemmaisfundasque a parede,38então o sacerdotesairá da casa e a fecharáporsetedias.
39 No sétimodia, o sacerdotevoltará e examinará a casa. Se notarque a praga se alastrounasparedes da casa,40eleordenaráquearranquem as pedras em queestiver a praga e que as lancemfora da cidadenumlugarimpuro;41 e faráraspar a casapordentro, ao redor, e o pó quehouveremraspadolançarão, fora da cidade, numlugarimpuro.
43 — Se a pragatornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novorebocada,44então o sacerdoteentrará e examinará. Se a pragativer se alastradopelacasa, há nelamofoque se espalha; estáimpura.
48 — Porém, se o sacerdoteentrar na casa, e, examinando, verificarque a praganão se alastroupelacasa, depoisqueelafoirebocada, o sacerdote a declararápura, porque a pragaestácurada.
51Depois, pegará a madeira de cedro, o hissopo, o panoescarlate e a avequeficouviva, os molhará no sangue da avequefoimorta e naságuascorrentes e aspergirá a casasetevezes.
52Assim, purificaráaquelacasacom o sangue da ave, com as águascorrentes, com a avequeficouviva, com a madeira de cedro, com o hissopo e com o panoescarlate.
54Esta é a leiparatodos os tipos de praga de lepra, de micose,55 de mofodasroupas e dascasas,56 da inchação, da pústula e dasmanchaslustrosas,57paraensinarquandoalgumacoisa é pura ou impura. Esta é a lei a respeito da lepra.
Nenhum comentário ainda.