1 Em seguida, o SENHORdisse a Moisés:2Estaserá a leisobre a purificação do leproso: eleserálevado ao sacerdote,3 e estesairá do acampamento e o examinará. Se a doença do leprosotiversarado,4 o sacerdoteordenaráque se peguemduasavesvivas e puras, madeira de cedro, carmesim e hissopo, paraaquelequeserápurificado.
6Pegará a aveviva e a madeira de cedro, o carmesim e o hissopo, os quaismolhará, juntamentecom a aveviva, no sangue da avesacrificadasobre a águacorrente;7 e aspergirásetevezesaquelequevaiserpurificado da lepra; então o declararápuro, e soltará a aveviva em campoaberto.
8 O queestásendopurificadolavarásuasroupas, raparátodos os pelos e se lavará em água; assimestarápuro. Depois, entrará no acampamento, masficaráfora da suatendaporsetedias.
9 No sétimodia, raparátodos os pelos: os cabelos da cabeça, a barba e as sobrancelhas, sim, raparátodos os pelos. Tambémlavarásuasroupas e banhará o corpo em água. Assimestarápuro.
10 No oitavodia, pegarádoiscordeirossemdefeito, e umaovelha de um anosemdefeito, e trêsdécimos de efa da melhorfarinha, paraoferta de cereais, amassadacomazeite, e um logue de azeite.
12 E o sacerdotepegará um doscordeiros e o oferecerácomoofertapelaculpa; e, pegandotambém o logue de azeite, os moverácomooferta de movimentodiante do SENHOR.
13 E sacrificará o cordeiro no lugaronde se sacrificam a ofertapelopecado e o holocausto, no lugarsanto, porquetanto a ofertapelopecadocomo a ofertapelaculpapertencem ao sacerdote; é umaporçãosantíssima.
14Então, o sacerdotepegará um pouco do sangue da ofertapelaculpa e o porá na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita, e no polegar do pé direitodaquelequeestásendopurificado.
17 O sacerdoteporá um pouco do restante do azeitequeestiver na suamão na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita e no polegar do pé direito do queestásendopurificado, sobre o sangue da ofertapelaculpa;18 e colocará o restante do azeitequeestiver na suamãosobre a cabeça do queestásendopurificado. Assim o sacerdotefaráexpiação em favordelediante do SENHOR.
19Depois, o sacerdoteoferecerá a ofertapelopecado, e faráexpiação em favordaquelequeestásendopurificadoporcausa da suaimpureza. Depoissacrificará o holocausto,20 e o oferecerácom a oferta de cereaissobre o altar. Assim o sacerdotefaráexpiação em favordele, e eleestarápuro.
21Mas, se forpobre e nãotiverrecursosparatanto, pegará um cordeiroparaofertapelaculpa, comooferta de movimento, parafazerexpiaçãoporele; um décimo de efa da melhorfarinhaamassadacomazeiteparaoferta de cereais, um logue de azeite,22 e duasrolinhas ou doispombinhos, conformeseusrecursospermitirem, sendo um paraofertapelopecado e o outroparaholocausto.
25Então, sacrificará o cordeiro da ofertapelaculpa e, pegando um pouco do sangue do cordeiro, o colocará na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita, e no polegar do pé direito do queestásendopurificado.
26 O sacerdotetambémderramará do azeite na palma da suaprópriamãoesquerda;27 e, com o dedodireito, aspergirá do azeitequeestá na mãoesquerdasetevezesdiante do SENHOR;28 e porá um pouco do azeitequeestá em suamão na ponta da orelhadireita, no polegar da mãodireita, e no polegar do pé direitodaquelequeestásendopurificado, porcima do sangue da ofertapelaculpa;29 e o restante do azeitequeestiver na mãoporásobre a cabeçadaquelequeestásendopurificado, parafazerexpiaçãoporelediante do SENHOR.
30Entãoofereceráumadasrolinhas ou um dospombinhos, conformeseusrecursoslhepermitirem,31 um comoofertapelopecado e o outrocomoholocausto, juntamentecom a oferta de cereais. Assim, o sacerdotefaráexpiaçãoporaquelequeestásendopurificado, diante do SENHOR.
33 O SENHORdisse a Moisés e a Arão:34Quandotiverdesentrado na terra de Canaã, quevosdoucomopropriedade, e eu puserlepra em algumacasa da terraquetereiscomopropriedade,35 o dono da casavirá e informará ao sacerdote, dizendo: Pareceque há mancha de lepra em minhacasa.
36 O sacerdoteordenaráquedesocupem a casa, antesqueentreparaexaminar a mancha, paraquenão se torneimpurotudo o quehouver na casa. Depois o sacerdoteentraráparaexaminar a casa.
37Eleexaminará a mancha, e se elaestivernasparedes da casa, em cavidadesverdes ou vermelhas, e estaspareceremmaisprofundasque a superfície,38 o sacerdotemandaráfechá-la porsetedias, quandosair.
39 No sétimodia, o sacerdotevoltará e a examinará. Se a manchativer se espalhadonasparedes da casa,40 o sacerdotemandaráarrancar as pedrasonde a manchaestiver e mandarájogá-lasfora da cidade, numlugarimpuro;41 e faráraspar a casatodapordentro, e o pó queforraspadodeveráserjogadofora da cidade, numlugarimpuro.
43Mas se a manchatornar a surgir na casadepois de arrancadas as pedras e raspada a casa, e rebocada de novo,44 o sacerdoteentrará e a examinará. Se a manchativer se espalhado na casa, há lepracorrosiva na casa; estáimpura.
48Mas, quando o sacerdotevoltar a entrar na casa e examiná-la, se virque a manchanão se espalhounela, depois de tersidorebocada, declarará a casapura, porque a lepradesapareceu.
51Pegará a madeira de cedro, o hissopo, o carmesim e a aveviva, e os molhará no sangue da avesacrificadasobreáguacorrente, e aspergirá a casasetevezes.
52Assimpurificará a casacom o sangue da ave, com a águacorrente, com a aveviva, com a madeira de cedro, com o hissopo e com o carmesim;53massoltará a avevivafora da cidade, em campoaberto. Assimfaráexpiaçãopelacasa, e elaestarápura.
54Esta é a leisobretodaespécie de lepra e de sarna;55 da lepradasroupas e dascasas;56 do inchaço, daspústulas e dasmanchasbrilhantes;57para se saberquandoalgumacoisaseráimpura, e quandoserápura. Esta é a lei a respeito da lepra.
Nenhum comentário ainda.