2EnviouJoabe a Tecoa, e feztrazer de lá umamulhersábia, e disse-lhe: Fingequeestás de nojo, e toma um vestido de luto, e não te unjascomóleo, masfaze-te comoumamulherque há muitotempochora a um morto;3 e, entrando ao rei, fala-lhe da seguintemaneira. Joabepôs-lhe as palavras na boca.
7Eisque se levantou a parentelatodacontra a tuaserva, e disseram: Dá-nosaquelequeferiu a seuirmão, para o matarmospelavida de seuirmão a quemmatou, e tiraremostambém a vida ao herdeiro; assim, apagarão a brasaque me ficou, paranão se deixar a meumaridonemnomenemrestosobre a face da terra.
11Eladisse: Lembra-te, ó rei, de Jeová, teuDeus, paraque o vingador do sanguenãocontinue a destruição; nãoexterminem a meufilho. Respondeuele: Pelavida de Jeová, não há de cair ao chãonem um cabelo de teufilho.
13Prosseguiu a mulher: Porqueimaginas, então, talcoisacontra o povo de Deus? Pois, falando o reiestapalavra, ficacomoculpado, vistonãofazervoltar o seudesterrado.
14Porquemorremos e somoscomoáguaderramadasobre a terra, quenão se podemaisjuntar; poisDeusnãotira a vida, porémcogitameiosparaque o banidonãofiquedesterrado da suapresença.
15Agora, se eu vimfalarestapalavra ao rei, meusenhor, é porque o povo me atemorizou; e a tuaservadisse: Falarei ao rei; talvez o reifaçasegundo a palavra da suacriada.
17Então, acrescentou a tuaserva: A palavra do rei, meusenhor, seja um descanso; poiscomo o anjo de Deus é o rei, meusenhor, paradiscernir o bem e o mal. SejacontigoJeová, teuDeus!
19 O reiperguntou: Não é verdadeque a mão de Joabeandacontigo em tudoisso? Respondeu a mulher: Pelatuavida, ó rei, meusenhor, ninguém se poderádesviar, nempara a direitanempara a esquerda, de tudo o que o rei, meusenhor, acaba de dizer, porquefoi o teuservoJoabequem me deuordem e quempôs na boca da tuaservatodasestaspalavras;20paramudar a feição do negócio, foique o teuservoJoabefezisso. Porémsábio é o meusenhor, como um anjo de Deus, parasabertudo o que se passasobre a terra.
22Joabeprostrou-se com o rosto em terra, e, fazendoumareverência, abençoou ao rei, e disse: Hoje, ó rei, meusenhor, conhece o teuservoqueacheigraçaaosteusolhos, porque o reideferiu a súplica do teuservo.
25Nãohavia em todo o Israel um homemtãoadmirávelpelasuabelezacomo o eraAbsalão; desde a planta do pé até o maisalto da cabeça, nãohavianeledefeitoalgum.
32RespondeuAbsalão a Joabe: Eisquemandeichamar-te, dizendo: Vem cá, paraque eu te envie ao rei, a fim de lhedizer: Paraquevim de Gesur? Melhor me eraestar lá ainda. Agora, veja eu a face do rei; se houver em mimculpa, que me tire a vida.
33Joabefoi à presença do rei e lhodisse. FoichamadoAbsalão, o qualentrou à presença do rei e se prostroucom o rosto em terradiantedele. O reibeijou a Absalão.
Nenhum comentário ainda.