2EntãoJeroboãosolicitou à suaesposa: “Levanta-te, veste um disfarceparanãoserreconhecidacomo a mulher de Jeroboão, e vai a Siló, ondeestá o profetaAías, aqueleque me predisseque eu reinariasobretodoestepovo.
4Assimfez a esposa de Jeroboão; levantou-se bemcedo, foi a Siló e entrou na casa de Aías. Ora, estenãomaisconseguiaenxergar, porquanto a velhice já lheparalisara os olhos.
5MasYahwehlhedissera: “Eisque aí vem a esposa de Jeroboãopara te pedir um oráculo a respeito do filho, queestádoente; e tu lhedirásisso e isso. Elaviráfazendo-se passarporoutrapessoa.”
6LogoqueAíasouviu o barulho de seuspassosjunto à porta, disse: “Entra, esposa de Jeroboão! Porque te disfarçasassim? Pois eu fuienviado a ti com a missão de te entregarumatristemensagem.
7Portanto, volta e diz a Jeroboão: “AssimdizYahweh, o SENHOR, Deus de Israel: Eu te escolhi e exalteientre o povo e te constituílídersobreIsrael, o meupovo!
8Tirei o reino da família de Davi e o dei a ti. Contudo, tu nãotensagidocomo o meuservoDavi, queguardou os meusmandamentos e me seguiu de todo o coração, buscandofazersomente o queeracertoaosmeusolhos;9mastenspraticado o mal, pior do quetodos os queforamantes de ti. Chegaste ao ponto de construirpara ti outrosdeuses e imagens de fundiçãoparaprovocar-me à ira e viraste as costasparaminhapessoa.
10Porisso, fareivir a desgraçasobre a casa de Jeroboão. Matarei de Jeroboãoaté o últimodoshomens de suafamília em Israelquesãocapazes de urinar na parede, sejaescravo ou livre. Varrerei os descendentes de Jeroboãoaté o fimcomo se varre o estercoqueimadoatéquenãorestemaisqualquervestígio.
13Todo o Israel o pranteará e o sepultará. Dosquepertencem a Jeroboão, este é o únicoqueserásepultado, porque, só neleYahweh, o SENHOR, Deus de Israel, percebeualgo de bom e agradávelaosseusolhos.
15YahwehfaráIsraelvacilar e tremercomo o caniçoque se agita na água; arrancaráIsraeldestaboaterraqueconcedeu a seusantepassados e o dispersará do outrolado do Rio, o Eufrates, porqueconstruiu e ergueuseuspostessagrados, provocando a ira de Yahweh.
21Roboão, filho de Salomão, tornou-se rei de Judá; tinhaquarenta e um anos de idadequandosubiu ao trono e reinoudezesseteanos em Jerusalém, a CidadequeYahwehescolheraentretodas as tribos de Israelparanelaestabelecer o seuNome. A mãe de Roboão se chamavaNaamá, e era da nação de Amom.
23Elestambémconstruíramparaseuscultos: altaresidólatras, colunassagradas e postesdedicados às divindadessobretodos os montes e debaixo de todas as grandes e frondosasárvores.
24Havia em todopaísatéprostitutosculturais e o povo se envolvia em todotipo de práticaabominávelcomumnasnaçõesqueYahwehhaviaexpulsado de diantedosfilhos de Israel.
26Apoderou-se dostesouros do Templo de Yahweh e dasriquezasquehaviam no palácioreal, levandotudo, atémesmotodos os escudos de ourobatidoqueSalomãomandarafazer.
Nenhum comentário ainda.