5Gostariaquetodosvósfalásseis em línguas, todavia, muitomaisqueprofetizásseis. Quemprofetiza é maior do queaquelequefala em línguas, a nãoserque as interpreteparaquetoda a comunidadereceba a palavraqueedifica.
6Portanto, irmãos, se eu foratévósfalando em línguas, quebenefíciovostrarei, se nãovosfalarporintermédio de revelação, ou de conhecimento, ou de profecia, ou, ainda, de ensino?
7Atémesmoconsiderandoobjetossemvida, masqueproduzemsons, taiscomo a flauta ou a harpa, comoalguémpoderáreconhecer a músicaqueestásendotocada, se os sonsformadosporelasnãoforemdistintos?
9 Da mesmamaneiravós, se com a línguanãopronunciardessonsque se podementender, como se compreenderá o quedizeis? Poisestareiscomoquejogandopalavras ao vento.
16 De outraforma, se louvares a Deusapenascomteuespírito, comopoderáalguémqueestáentre os nãoinstruídosdeclarar o “Amém” à tuaação de graças, vistoquenãoentende o quedizes?
19 No entanto, na igreja, prefirocomunicarcincopalavrascompreensíveis, a fim de orientar os meussemelhantes, do quefalardezmilpalavras em umalínguaestranha.
21Poisestáescrito na Lei: “Pormeio de homens de outraslínguas, e porintermédio de lábios de estrangeiros, falarei a estepovo, todavia, mesmoassim, elesnão me ouvirão”, diz o Senhor.
22Dessemodo, as línguassão um sinal, nãopara os crentes, maspara os incrédulos. A profecia, entretanto, não é um sinalpara os nãocrentes, masparatodos os cristãos.
23 Se, portanto, toda a igreja se reunirnumlugar e todosfalarem em línguas, e entrarempessoasnãoinstruídas ou descrentes, poracasonãodirãoqueestaisloucos?
25 Os segredos do seucoração se tornarãomanifestos. E assim, prostrando-se, rosto em terra, adorará a Deus, testemunhandoque, em realidade, Deusestáentrevós!
26Portanto, qual a atitudecorreta, então? Ora, quandovosreunis, cada um de vóstem um salmo, ou umamensagem de ensino, umarevelação, ou aindaumapalavra em determinadalíngua e outrotem a interpretaçãodessalíngua. Tudosejafeitopara a edificação da Igreja.
33PorquantoDeusnão é Deus de desordem, massim de paz. Como em todas as assembléiasdossantos,34 as mulheresdevempermanecer em silêncionasigrejas, quandonãolhes é permitidofalar; mantendo-se em atitude de respeito, comotambém a Leiordena.
Nenhum comentário ainda.