1 O SENHORdisse a Moisés:2 “Ordeneaosisraelitasquedeem a volta e acampem em Pi-Hairote, entreMigdol e o mar. Acampemali, à beira do mar, em frente a Baal-Zefom.
4Maisumavez, endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Planejeitudoissoparamostrarminhaglóriapormeio do faraó e de todo o seuexército. Então os egípciossaberãoque eu sou o SENHOR”. E os israelitasassimfizeram.
5Quando o rei do Egitosoubeque o povo de Israelhaviafugido, ele e seusoficiaismudaram de ideia. “O quefizemos?”, perguntavam. “Comopudemosdeixartodos os escravosisraelitasescaparem?”
9 Os egípcios os perseguiramcomtodas as forças do exército do faraó — todos os seuscavalos e carros de guerra, cavaleiros e tropas — e os alcançaram no acampamento em Pi-Hairote, à beira do mar, em frente a Baal-Zefom.
10Quando o faraó se aproximava, os israelitaslevantaram os olhos e viram os egípciosmarchandocontraeles. Em pânico, clamaram ao SENHOR11 e disseram a Moisés: “Porquevocênostrouxe ao desertoparamorrer? Nãohaviasepulturas no Egito? O quevocêfezconosco? Porquenosforçou a sair do Egito?
12Quandoaindaestávamos no Egito, nãolheavisamosqueissoaconteceria? Dissemos: ‘Deixe-nos em paz! Continuaremos a servir os egípcios. Afinal, é melhorserescravo no Egitoqueser um cadáver no deserto!’”.
13Moisés, porém, disse: “Nãotenhammedo. Apenaspermaneçamfirmes e vejamcomo o SENHOR os resgataránestedia. Vocêsnuncamaisverão os egípciosqueestãovendohoje.
17Endurecerei o coraçãodosegípcios, e elesvirãoatrás de vocês. Mostrareiminhaglóriapormeio do faraó e de suastropas, seuscarros de guerra e seuscavaleiros.
19Então o anjo de Deusque ia adiante do acampamento de Israel se posicionouatrás do povo. A coluna de nuvemtambémmudou de lugar; foipara a retaguarda20 e ficouentre o acampamentoegípcio e o acampamento de Israel. A nuvemescuratrouxetrevaspara os egípcios, masluzpara os israelitas. Comisso, os doisgruposnão se aproximaramdurantetoda a noite.
21EntãoMoisésestendeu a mãosobre o mar e, com um forteventoleste, o SENHORabriucaminho no meiodaságuas. O ventosoprou a noitetoda, transformando o fundo do mar em terraseca.
25Eletravou as rodasdoscarros, dificultandosuacondução. “Fujamosdaqui, paralonge do povo de Israel!”, gritaram os egípcios. “O SENHORestálutandoporeles e contra o Egito!”
26Então o SENHORdisse a Moisés: “Estenda a mãosobre o maroutravez, e as águascorrerãofortemente de volta a seulugar e cobrirão os egípcios, seuscarros de guerra e seuscavaleiros”.
27Assim, ao amanhecer, Moisésestendeu a mãosobre o mar, e as águasvoltaramfortemente a seulugar. Quando os egípciostentaramescapar, foram de encontro às águas, e o SENHOR os arrastouparadentro do mar.
28 As águasvoltaram e cobriramtodos os carros de guerra e cavaleiros, todo o exército do faraó. Nenhumdosegípciosquehaviaperseguido os israelitasaté o meio do marsobreviveu.
Nenhum comentário ainda.