1Naqueledia, leu-se no livro de Moisésaosouvidos do povo; e achou-se escritoneleque os amonitas e os moabitasnãoentrassemjamais na congregação de Deus,2porquantonãotinhamsaído ao encontrodosfilhos de Israelcompão e água; antes, assalariaramcontraeles a Balaãopara os amaldiçoar, aindaque o nossoDeusconverteu a maldição em bênção.
4Ora, antesdisso, Eliasibe, sacerdote, quepresidiasobre a câmara da Casa do nossoDeus, se tinhaaparentadocomTobias;5 e fizera-lheumacâmaragrande, ondedantes se metiam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenarampara os levitas, e cantores, e porteiros, comotambém a ofertaalçadapara os sacerdotes.
6Mas, durantetudoisso, nãoestava eu em Jerusalém, porque, no anotrinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, vim eu tercom o rei; mas, ao cabo de algunsdias, tornei a alcançarlicença do rei.
7 E vim a Jerusalém e compreendi o malqueEliasibefizeraparabeneficiar a Tobias, fazendo-lheumacâmaranospátios da Casa de Deus,8 o quemuito me desagradou; de sortequelanceitodos os móveis da casa de Tobiasfora da câmara.
13 E portesoureirospussobre os celeiros a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão, e a Pedaías, dentre os levitas; e comelesHanã, filho de Zacur, filho de Matanias; porque se tinhamachadofiéis, e se lhesencarregou a eles a distribuiçãoparaseusirmãos.
15Naquelesdias, vi em Judá os quepisavamlagares ao sábado e traziamfeixesquecarregavamsobre os jumentos; comotambémvinho, uvas e figos e todacasta de cargas, quetraziam a Jerusalém no dia de sábado; e protesteicontraeles no dia em quevendiammantimentos.
18Porventura, nãofizeramvossospaisassim, e nossoDeusnãotrouxetodoestemalsobrenós e sobreestacidade? E vósaindamaisacrescentais o ardor de suairasobreIsrael, profanando o sábado.
19Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombraantes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandeiquenão as abrissematépassado o sábado; e pus às portasalguns de meusmoços, paraquenenhumacargaentrasse no dia de sábado.
21Protestei, pois, contraeles e lhesdisse: Porquepassais a noitedefronte do muro? Se outravez o fizerdes, hei de lançarmãosobrevós. Daqueletempo em diante, nãovieram no sábado.
22Tambémdisseaoslevitasque se purificassem e viessemguardar as portas, parasantificar o sábado. (Nissotambém, Deusmeu, lembra-te de mim; e perdoa-me segundo a abundância da tuabenignidade.)
25 E contendicomeles, e os amaldiçoei, e espanqueialgunsdeles, e lhesarranquei os cabelos, e os fizjurarporDeus, dizendo: Nãodareismaisvossasfilhas a seusfilhos e nãotomareismaissuasfilhas, nemparavossosfilhosnemparavósmesmos.
26Porventura, nãopecounissoSalomão, rei de Israel, nãohavendoentremuitasnaçõesreisemelhante a ele, e sendoamado de seuDeus, e pondo-o Deusreisobretodo o Israel? E, contudo, as mulheresestranhas o fizerampecar.
30Assim, os alimpei de todos os estranhos e designei os cargosdossacerdotes e doslevitas, cada um na suaobra,31comotambémpara as ofertas da lenha em temposdeterminados e para as primícias. Lembra-te de mim, Deusmeu, para o bem.
Nenhum comentário ainda.