1Naqueledia, saindoJesus de casa, sentou-se junto ao mar;2chegaram-se a elegrandesmultidões, de modoqueentrounumabarca e se assentou; e todo o povoficou em pé na praia.
5Outrapartecaiunoslugarespedregosos, ondenãohaviamuitaterra; logonasceu, porque a terranãoeraprofunda;6 e, tendosaído o sol, queimou-se; e porquenãotinharaiz, secou-se.
15Pois o coraçãodestepovo se fezpesado, e os seusouvidos se fizeramtardos, e elesfecharam os olhos; paranãosucederque, vendocom os olhos e ouvindocom os ouvidos, entendam no coração e se convertam, e eu os sare.
19Quandoalguémouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e tira o quetemsidosemeado no seucoração. Este é o quefoisemeado à beira do caminho.
20 O quefoisemeadonoslugarespedregosos, é quemouve a palavra e logo a recebecomalegria;21masnãotem em si raiz; antes, é de poucaduração; e, sobrevindotribulação ou perseguiçãoporcausa da palavra, logo se escandaliza.
30Deixaicrescerambosjuntosaté a ceifa; e no tempo da ceifadireiaosceifeiros: ajuntaiprimeiro o joio e atai-o em feixespara o queimar, masrecolhei o trigo no meuceleiro.
31Maisoutraparábolalhespropôs, dizendo: O reinodoscéus é semelhante a um grão de mostarda, que um homemtomou e plantou no seucampo;32 o qualgrão é, na verdade, a menor de todas as sementes, mas, depois de crescido, é a maiordashortaliças e faz-se árvore, de talmodoque as aves do céuvêmpousarnosseusramos.
33Aindaoutraparábolalhespropôs, dizendo: O reinodoscéus é semelhante ao fermentoqueumamulhertomou e escondeu em trêsmedidas de farinha, atéficartodaelalevedada.
34TodasessascoisasfalouJesus ao povo em parábolas e nadalhesfalavasemparábolas;35paraque se cumprisse o quefoiditopeloprofeta: Abrirei em parábolas a minhaboca e publicareicoisasescondidasdesde a criação.
37Elerespondeu: O quesemeia a boasemente é o Filho do Homem;38 o campo é o mundo; a boasementesão os filhos do reino; o joiosão os filhos do Maligno;39 o inimigoque o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeirossãoanjos.
41 O Filho do Homemenviará os seusanjos, e elesajuntarão do seureinotudo o queserve de pedra de tropeço e os quepraticam a iniquidade42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá o choro e o ranger de dentes.
44 O reinodoscéus é semelhante a um tesouroque, oculto no campo, foiachado e escondidopor um homem, o qual, movido de gozo, foivendertudo o quepossuía e comprouaquelecampo.
49Assimserá no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os mausdentre os justos,50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; alihaverá o choro e o ranger de dentes.
Nenhum comentário ainda.