1Maistarde, naquelemesmodia, Jesussaiu de casa e desceupara a beira da praia2ondelogo se ajuntouumamultidãotãograndequeeleentrounumbarco e ensinavadali, enquanto o povoouvia da praia.
5Outrapartecaiu em solocheio de pedras, onde a terraerapoucoprofunda; as plantasbrotarammuitodepressa no soloraso,6mas o solquentelogoqueimou as plantas e elasmurcharam e morreram, porquetinhampoucaraiz.
15 O coraçãodestepovo se tornouinsensível; elestaparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se nãofosseassim, veriamcom os seusolhos, ouviriamcom os seusouvidos, e compreenderiamcom o coração e se voltariamparamim e eu os curaria’.
18 “Agora, esta é a explicação da parábola do lavradorplantando a semente:19 O caminhoondealgumassementescaíramrepresenta o coração de umapessoaqueouve a boa-nova do Reino e nãoentende; então o Malignovem e arranca as sementes do coraçãodela.
20 O solorasocheio de pedrasrepresenta o coração de um homemqueouve a mensagem e a recebecomverdadeiraalegria,21porémelanãotemmuitaprofundidade em suavida, e as sementesnãolançamraízesprofundas; quandovem a dificuldade, ou começa a perseguiçãoporcausa da sua fé, ele a abandona.
22 O terrenocoberto de espinheirosrepresenta um homemqueouve a mensagem, mas as preocupaçõesdestavida e o enganodasriquezassufocam a palavra e elenãoproduzfruto.
30Deixem os doiscresceremjuntosaté a colheita, e então eu mandareique os ceifeirosseparemprimeiro o joio e o amarrem em feixesparaserqueimado; e depoisjuntem o trigo e o guardem no depósito’ ”.
33Elecontou-lhestambémestaparábola: “O Reinodoscéuspodesercomparado a umamulherqueestáfazendopão. Elatomaumamedida de farinha e mistura o fermento, atéqueele se espalheportoda a massa”.
34Jesususavasempreestasparábolasquandofalava à multidão,35cumprindo-se, assim, o quetinhasidoditopeloprofeta: “Eu falareipormeio de parábolas; explicareimistériosescondidosdesde o princípiodostempos”.
49 É assimqueserá no fimdostempos. Os anjosvirão e separarão os ímpiosdospiedosos,50 e lançarão os ímpios na fornalhaardente; alihaveráchoro e ranger de dentes”.
52Entãoeleacrescentou: “Aquelesquesão os mestres da lei e sãoversadosnosassuntos do Reinodoscéussãocomo um pai de famíliaquetira do seutesourocoisasnovas e coisasvelhas!”
53QuandoJesusterminou de contarestasparábolas, saiudali54 e voltoupara a cidadeondemorava, Nazaré da Galileia, e lá ensinava na sinagoga. Todosficaramadmirados e perguntavam: “De ondevêm a sabedoria e o poderqueeletempararealizar os milagres?
55Como é possívelisto?”, exclamava o povo. “Não é eleapenas o filho do carpinteiro? Não é Maria a suamãe e nãosãoTiago, José, Simão e Judas os seusirmãos?
Nenhum comentário ainda.