1Havia na igreja de Antioquiaprofetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamadoNíger; Lúcio, de Cirene; Manaém, quetinhasidocriadocomHerodes, o tetrarca; e Saulo.
9MasSaulo, tambémchamadoPaulo, cheio do EspíritoSanto, olhandofirmementeparaElimas, disse:10 — Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a maldade, inimigo de toda a justiça, porquevocênãodeixa de perverter os retoscaminhos do Senhor?
11Eisque, agora, a mão do Senhorestácontravocê, e vocêficarácego, nãovendo o solporalgumtempo. No mesmoinstante, caiusobreelenévoa e escuridão, e, andando em círculos, procuravaquem o guiassepelamão.
22 E, tendotiradoSaul, levantou-lhes o reiDavi, do qualtambém, dandotestemunho, disse: “AcheiDavi, filho de Jessé, homemsegundo o meucoração, quefarátoda a minhavontade.”
25QuandoJoãoestavacompletando a suacarreira, disse: “Quemvocêspensamquesou? Nãosouaquelequevocêsesperam. Masdepois de mimvemaquele de cujospésnãosoudigno de desamarrar as sandálias.”
27Pois os moradores e as autoridades de Jerusalém, nãoconhecendoJesusnem as palavrasdosprofetasquesãolidastodos os sábados, cumpriram as profecias, quandocondenaramJesus.
30MasDeus o ressuscitoudentre os mortos,31 e durantemuitosdiaselefoivistopelosque o tinhamacompanhado da GalileiaparaJerusalém, os quaissãoagora as suastestemunhasdiante do povo.
32 E nósanunciamos a vocês o evangelho da promessafeitaaosnossospais,33comoDeus a cumpriuplenamente a nós, seusfilhos, ressuscitandoJesus, comotambémestáescrito no Salmonúmerodois: “Você é meuFilho; hoje eu gereivocê.”
34 — E quanto ao fato de que o ressuscitariadentre os mortosparaquejamaisvoltasse à corrupção, Deus o expressoudestamaneira: “E cumprirei a favor de vocês as santas e fiéispromessasfeitas a Davi.”
38Portanto, meusirmãos, saibamque é pormeio de Jesusque a remissãodospecados é anunciada a vocês;39 e, pormeiodele, todo o quecrê é justificado de todas as coisasdasquaisvocêsnãopuderamserjustificadospelalei de Moisés.
40Portanto, tenhamcuidadoparaquenãolhesaconteça o que os profetasdisseram:41 “Vejam, ó desprezadores! Fiquemmaravilhados e desapareçam, porque, no tempo de vocês, eu realizoobratalquevocêsnãoacreditarão se alguémlhescontar.”
43Terminada a reunião na sinagoga, muitosdosjudeus e dosprosélitospiedososseguiramPaulo e Barnabé, e estes, falandocomeles, os persuadiam a continuarfirmes na graça de Deus.
46EntãoPaulo e Barnabé, falandoousadamente, disseram: — Eranecessáriopregar a palavra de Deusprimeiro a vocês. Mas, comovocês a rejeitam e se julgamindignos da vidaeterna, eisquenosvoltamospara os gentios.
50Mas os judeusinstigaram as mulherespiedosas de altaposição e os principais da cidade e levantaramperseguiçãocontraPaulo e Barnabé, expulsando-os do seuterritório.
Nenhum comentário ainda.