1Ora, havia na igrejaqueestava em Antioquiaalgunsprofetas e mestres; Barnabé, e Simeão, chamadoNíger, e Lúcio, de Cirene, e Manaém, irmão de leite de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
6 E, havendoatravessado a ilhaatéPafos, elesencontraram um certofeiticeiro, falsoprofeta, um judeu, cujonomeeraBarjesus,7 o qualestavacom o representante do país, SérgiusPaulus, um homemprudente. O qual, chamandoBarnabé e Saulo, desejavaouvir a palavra de Deus.
9Então, Saulo (quetambém é chamadoPaulo), cheio do EspíritoSanto, e fixando os olhosnele,10disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a maldade, inimigo de toda a justiça, tu nãocessarás de perverter os retoscaminhos do Senhor?
11Eis aí, pois, a mão do Senhor é contra ti, e ficaráscego, semver o solporalgumtempo. E imediatamentecaíramsobreeleumanévoa e umaescuridão, e, andando à roda, buscava a algunsparaque o guiassempelamão.
15 E, após a leitura da lei e dosprofetas, os governantes da sinagogalhesmandaramdizer: Homens e irmãos, se tendesalgumapalavra de exortaçãopara o povo, falai.
16Então, Paulolevantando-se, e acenandocomsuamão, disse: Homens de Israel e vósquetemeis a Deus, ouvi:17 O Deusdestepovo de Israelescolheu a nossospais, e exaltou o povo, quandoeleshabitavamcomoestrangeiros na terra do Egito; e combraçoforte os trouxe de lá.
22 E, quandoestefoiremovido, lheslevantou a Daviparaserseurei, ao qualtambémeledeutestemunho e disse: Eu achei a Davi, filho de Jessé, um homemsegundo o meuprópriocoração, quecumprirátoda a minhavontade.
25MasJoão, concluindosuacarreira, disse: Quempensaisvósque eu sou? Eu nãosouele; maseisqueapósmimvemaquele a quemdosseuspésnãosoudigno de desatar as sandálias.
27Pornãoteremconhecido a este, os quehabitavam em Jerusalém e os seusgovernantes, condenaram-no, cumprindoassim as vozesdosprofetasque se lêemtodos os dias do shabat.
32 E nósdeclaramosboasnovas a vós, como a promessaquefoifeitaaospais,33Deuscumpriu a nós, seusfilhos, ressuscitando a Jesus, comotambémestáescrito no segundoSalmo: Tu és o meufilho, eu hoje te gerei.
40Cuidado, portanto, paraquenãovossobrevenha o quefoifaladonosprofetas:41Vede, ó desprezadores, e admirai-vos e perecei; porque eu fareiumaobra em vossosdias, obratalquenãocrereismesmo se um homemvoscontar a vós.
43 E, despedida a congregação, muitosdosjudeus e dosprosélitosreligiososseguiramPaulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os persuadiam a continuar na graça de Deus.
46EntãoPaulo e Barnabé, de formaousada, disseram: Eranecessárioque a vós se pregasseprimeiro a palavra de Deus; mas, vistoque a rejeitais, e vosjulgaisnãodignos da vidaeterna, eisquenosvoltamospara os gentios.
50Mas os judeusincitaram as mulheresreligiosas e honestas, e os principaishomens da cidade, e levantaramumaperseguiçãocontraPaulo e Barnabé, e os expulsaramdosseustermos.
Nenhum comentário ainda.