2Porordem do SENHOR, o profetaclamoucontra o altar e disse: — Altar, altar! Assimdiz o SENHOR: “Eisque um filhonascerá à casa de Davi, cujonomeseráJosias. Em cima de vocêelesacrificará os sacerdotesdoslugaresaltosquequeimamincenso em cima de você. Ossoshumanosserãoqueimados em cima de você.”
3Naquelemesmodia o profetadeu um sinal, dizendo: — Este é o sinal de quefoi o SENHORquemfalou: Eisque o altar se fenderá, e as cinzasqueestãosobreele se espalharão.
4Quando o reiouviu as palavrasque o homem de Deusproferiucontra o altar de Betel, Jeroboãoestendeu a mão de sobre o altar, dizendo: — Prendamessehomem! Mas a mãoqueeletinhaestendidocontra o homem de Deussecou, e elenão a podiarecolher.
6Então o reidisse ao homem de Deus: — Implore o favor do SENHOR, seuDeus, e orepormim, paraque eu possarecolher a mão. O homem de Deusimplorou o favor do SENHOR, e a mão do rei se recolheu e ficoucomoantes.
11 Em Betelmorava um velhoprofeta. Os seusfilhosvieram e lhecontaramtudo o que o homem de Deushaviafeitonaqueledia em Betel. Tambémlhecontaram as palavrasqueeletinhadito ao rei.
14Entãoelefoiatrás do homem de Deus e, achando-o sentadodebaixo de um carvalho, perguntou-lhe: — Você é o homem de Deusqueveio de Judá? Elerespondeu: — Sou eu mesmo.
18 O velhoprofetarespondeu: — Também eu souprofetacomovocê, e um anjo me falouporordem do SENHOR, dizendo: “Faça-o voltarcomvocê à suacasa, paraquecoma e bebaalgumacoisa.” Masissoeramentira.
20Estandoeles à mesa, a palavra do SENHORveio ao profetaque o tinhafeitovoltar,21 e elegritoupara o homem de Deusquetinhavindo de Judá, dizendo: — Assimdiz o SENHOR: “Vocêfoirebelde à palavra do SENHOR e nãoguardou o mandamentoque o SENHOR, seuDeus, lhehaviaordenado.
24Elefoiembora e, no caminho, um leão o encontrou e o matou. O cadáverdeleficouestendido no caminho, e o jumento e o leãoficaramparadosjunto ao cadáver.
25Eisquealgunshomenspassaram e viram o corpojogado no caminho, bemcomo o leãoparadojunto ao corpo. Entãoforam e o disseram na cidadeonde o velhoprofetamorava.
26Quando o profetaque o tinhafeitovoltar do caminhoouviuisso, disse: — É o homem de Deusquefoirebelde à palavra do SENHOR. Porisso, o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavraque o SENHORlhetinhadito.
28Elefoi e encontrou o cadáverestendido no caminho, e o jumento e o leãoparadosjunto ao cadáver. O leãonãotinhadevorado o corpo, nemdespedaçado o jumento.
29Então o profetalevantou o cadáver do homem de Deus, pôssobre o jumento e o levou de volta. Assim, o velhoprofetaentrou na cidade, para o chorar e sepultar.
31Depois de o haversepultado, disseaosseusfilhos: — Quando eu morrer, sepultem-me no túmulo em que o homem de Deusestásepultado; ponham os meusossosjuntoaosossosdele.
32Porquecertamente se cumprirá o queporordem do SENHOReleclamoucontra o altarqueestá em Betel e contratodos os templosqueexistemnoslugaresaltosdascidades de Samaria.
33Depoisdestascoisas, Jeroboãoaindapersistiu em seumaucaminho; e continuou a constituirpessoastiradas do meio do povocomosacerdotespara os lugaresaltos; a quem o desejasse, eleconsagravaparasacerdotedoslugaresaltos.
Nenhum comentário ainda.