2 E clamoucontra o altarcom a palavra do SENHOR e disse: Altar, altar! Assimdiz o SENHOR: Eisque um filhonascerá à casa de Davi, cujonomeseráJosias, o qualsacrificarásobre ti os sacerdotesdosaltosquequeimamsobre ti incenso, e ossos de homens se queimarãosobre ti.
4Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deusqueclamaracontra o altar de Betel, Jeroboãoestendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Pegainele. Mas a mãoqueestenderacontraele se secou, e não a podiatornar a trazer a si.
6Então, respondeu o rei e disse ao homem de Deus: Ora à face do SENHOR, teuDeus, e rogapormim, paraque a minhamão se me restitua. Então, o homem de Deusorou à face do SENHOR, e a mão do rei se restituiu e ficoucomodantes.
11 E morava em Betel um profetavelho; e vieramseusfilhos e contaram-lhetudo o que o homem de Deusfizeraaqueledia em Betel e as palavrasquedissera ao rei.
18 E elelhedisse: Também eu souprofetacomo tu, e um anjo me faloupelapalavra do SENHOR, dizendo: Faze-o voltarcontigo à tuacasa, paraquecomapão e bebaágua (porémmentiu-lhe).
21 E clamou ao homem de Deusqueviera de Judá, dizendo: Assimdiz o SENHOR: Vistoquefosterebelde à boca do SENHOR e nãoguardaste o mandamentoque o SENHOR, teuDeus, te mandara;22antes, voltaste, e comestepão, e bebesteágua no lugar de que te dissera: Nãocomeráspão, nembeberáságua, o teucadávernãoentrará no sepulcro de teuspais.
24Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; e o seucadáverestavalançado no caminho, e o jumentoestavaparadojunto a ele, e o leãoestavajunto ao cadáver.
25 E eisque os homenspassaram, e viram o corpolançado no caminho, comotambém o leãoqueestavajunto ao corpo, e vieram, e o disseram na cidadeonde o profetavelhohabitava.
26 E, ouvindo-o o profetaque o fizeravoltar do caminho, disse: É o homem de Deusquefoirebelde à boca do SENHOR; porisso, o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavraque o SENHORlhetinhadito.
28Então, foi e achou o seucadáverlançado no caminho, e o jumento, e o leão, queestavamparadosjunto ao cadáver; o leãonãotinhadevorado o corpo, nemtinhadespedaçado o jumento.
29Então, o profetalevantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento, e o tornou a levar; assimveio o profetavelho à cidade, para o chorar e enterrar.
31 E sucedeuque, depois de o haversepultado, falou a seusfilhos, dizendo: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deusestásepultado; ponde os meusossosjuntoaosossosdele,32porque, certamente, se cumprirá o quepelapalavra do SENHORclamoucontra o altarqueestá em Betel, comotambémcontratodas as casasdosaltosqueestãonascidades de Samaria.
33Depoisdessascoisas, Jeroboãonãodeixou o seumaucaminho; antes, dosmaisbaixos do povotornou a fazersacerdotesdoslugaresaltos; a quemqueria, lheenchia a mão, e assimera um dossacerdotesdoslugaresaltos.
Nenhum comentário ainda.