1Depois, começouJesus a falar-lhesporparábolas: Um homemplantouumavinha, cercou-a comumasebe, cavouali um lagar, edificouumatorre, arrendou-a a unslavradores e partiuparaoutropaís.
2 No tempo da colheita, enviou um servoaoslavradores, parareceberdeles do fruto da vinha;3maseles, agarrando-o, o açoitaram e mandaramemborasemcoisaalguma.
10Nuncalestessequerestapassagem da Escritura: A pedraque os edificadoresrejeitaram, estafoipostacomo a pedraangular;11issofoifeitopeloSenhor, e é maravilhosoaosnossosolhos?
14Estes, vindo a ele, disseram: Mestre, sabemosque és verdadeiro e não se te dá de ninguém, porquenão te deixaslevar de respeitoshumanos, masensinas o caminho de Deussegundo a verdade; é lícito ou nãopagartributo a César?
18Vieramtercomelealgunssaduceus, homensquedizemnãohaverressurreição, e fizeram-lheestapergunta:19Mestre, Moisésnosdeixouescritoque, se morrer o irmão de alguém, deixandomulher, e nãotiverfilhos, seuirmãocasarácom a viúva e darásucessão ao falecido.
20Haviaseteirmãos; o primeirocasou-se e morreusemdeixarsucessão;21 o segundodesposou a viúva e morreu, nãodeixandosucessão;22 e, do mesmomodo, o terceiro; assim, nenhumdossetedeixousucessão. Depois de todos, morreutambém a mulher.
26Quanto à ressurreiçãodosmortos, nãotendeslido no livro de Moisés, na passagemconcernente à sarça, comoDeuslhefalou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?
28Chegou um dosescribas e, tendoouvido a discussão e vendoqueJesuslheshaviarespondidobem, fez-lheestapergunta: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
32Disse-lhe o escriba: Na verdade, Mestre, dissestebemqueele é um, e não há outrosenãoele;33 e que o amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força e o amar ao próximocomo a si mesmoexcede a todos os holocaustos e sacrifícios.
36 O próprioDavifalou, movidopeloEspíritoSanto: Disse o Senhor ao meuSenhor: Senta-te à minhamãodireita, atéque eu ponha os teusinimigosdebaixodosteuspés.
38Dizia-lhes em seuensino: Guardai-vosdosescribas, quegostam de andarcomvestescompridas, de sersaudadosnaspraças39 e de ocupar os primeirosassentosnassinagogas e os primeiroslugaresnosbanquetes;40 os quaisdevoram as casasdasviúvas e fazemporpretextolongasorações; esteshão de recebermuitomaiorcondenação.
43Chamandoseusdiscípulos, disse-lhes: Em verdadevosdigoqueestapobreviúvadeitoumais no gazofilácioquetodos os ofertantes,44porqueestesderam do quelhessobrava; ela, porém, da suapobreza, deutudo o quepossuía, tudo o quetinhapara o seusustento.
Nenhum comentário ainda.