1Aglomerando-se, porém, muitosmilhares de pessoas, a ponto de atropelaremumas às outras, Jesuscomeçou a dizerprimeiroaosdiscípulos: Cuidadocom o fermentodosfariseus, que é a hipocrisia.
8 E eu vosdigoquetodoaqueleque me confessardiantedoshomens, também o Filho do homem o confessarádiantedosanjos de Deus;9masquem me negardiantedoshomens, seránegadodiantedosanjos de Deus.
16Entãolhespropôsumaparábola, dizendo: O campo de um homemricohaviaproduzidocomfartura;17 e elepensavaconsigomesmo: Quefarei? Poisnãotenhoondeguardar o quecolhi.
18Entãodisse: Voufazeristo: derrubarei os meusceleiros e edificareioutrosmaiores, e nelescolocareitodo o meucereal e os meusbens;19então, direi a mimmesmo: Armazenastemuitosbensparaváriosanos; descansa, come, bebe, alegra-te.
35Estaipreparados e acendei as vossascandeias;36sedesemelhantesaosqueesperam o seusenhorquandovolta da festa do casamento, paraque, quandovier e bater, logolheabram a porta.
37Bem-aventuradosaquelesservosque o senhor, quandochegar, acharalertas! Em verdadevosdigoque se preparará e os faráassentar-se à mesa e, aproximando-se, os servirá.
45Mas, se aqueleservodisser no coração: O meusenhordemoraparavoltar; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,46virá o senhordesseservonumdia em queelenãoespera, e numahoraqueelenãosabe, e o despedaçará, e lhedará o destinodosinfiéis.
47 O servoqueconhecia a vontade do seusenhor e não se preparou, nemagiuconforme a suavontade, serácastigadocommuitosaçoites;48mas o quenão a conhecia, e fezcoisasquemereciamcastigo, serácastigadocompoucosaçoites. A quemmuito é dado, muitoseráexigido; e a quemmuito se confia, maisainda se pedirá.
52Poisdaqui em diantecincopessoasestarãodivididasnumacasa; trêscontraduas, e duascontratrês;53estarãodivididospaicontrafilho e filhocontrapai; mãecontrafilha e filhacontramãe; sogracontranora e noracontrasogra.
54 E eletambémdizia às multidões: Quandovedesaparecerumanuvem no ocidente, logodizeis: Vaichover; e chove;55 e quandovedessoprar o ventosul, dizeis: Vaifazercalor; e faz.
58Quando, pois, forescom o teuadversário ao magistrado, procura a conciliaçãocomele no caminho; paraquenãoaconteçaqueele te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao carcereiro, e o carcereiro te coloque na prisão.
Nenhum comentário ainda.