1Eisque a Palavra de Yahweh, o SENHOR, veiomaisumavez a mimnestestermos:2 “Filho do homem, tu vives no meio de umaCasarebelde. Elestêmolhosparaver, masnãoenxergam; têmouvidosparaouvir, mas se negam a escutar, porquantosãoumanaçãorebelde.
3Sendoassim, queridofilho do homem, arrumatuabagagempara o exílio e, em plenodia, à vista de todas as pessoas, partirás de ondeestásparaoutrolugar. É possívelquecompreendamestarepresentaçãodramática, aindaqueesteseja um povoamotinado, embrutecido e teimoso.
4Durante o dia, diante do olhar de todos, levaparafora os seuspertences, como se fossepartirpara o cativeiro. À tarde, sairáscomoaquelesquepartempara o desterro. Certifica-te quetodo o povo te observefazendoisso.
6Entãocarregarássobre os ombros os teuspertences à vista de todo o povo; eisquecaminharáscomteufardo ao pôr-do-sol. E cobrirás o rosto, paraquenãovejasnem o chão da terraqueestádeixando, porquanto Eu mesmo te fiz um sinalparatoda a Casa de Israel!”
7Então eu fiztudo o que me foiordenado. Durante o dialeveiparafora o meufardo, como se estivesseprontopararefugiar-me em terrasestrangeiras; então, ao entardecer, caveicom as própriasmãosumaabertura na parede; e saí às escuras, carregando os meuspertencessobre os ombrosdiante da admiração de todos.
8Logo ao raiar do diarecebiestaPalavra do SENHOR:9 “Ó filho do homem, a nação de Israel, aquelaCasarebelde, nãoquissaber de ti: ‘Quesignificaistoqueestasfazendo?’
10Poisentãodize-lhe: AssimdizYahweh, o SoberanoSENHOR: Esteoráculo e advertência se referem ao príncipequehojegoverna em Jerusalém e paratodo o povoquevivenaquelacidade.
12 E o príncipequeagoravosgovernacolocará a suabagagemnosombros ao entardecer e sairápor um buracoqueseráescavado no muroparaqueelepossaescapar. Elecobrirá o rostoparaquenãoenxerguecom os própriosolhos o chão da terraqueestáabandonando.
13Eisqueestendereitambém a minharedesobreestepríncipe, e eleseráapanhado em meulaço; então o trarei a Babilônia, terradoscaldeus; todaviaessepríncipealimorreráantesmesmo de podercontemplá-la.
14Então Eu espalhareiaosventostodos os queestão ao seuredor, os seusoficiais e todo o seuexército, e os perseguireipessoalmentecomminhaespada em punho.
16Contudo, poupareiunspoucosdeles da carnificina, da fome e dasdoençasepidêmicas, a fim de queconfessemdiante de todas as naçõesaondechegarem, as abominaçõesquecometeram e tudoquantosofreram; entãocompreenderãoque Eu SouYahweh, o SENHOR!”
19Entãovai e prega ao povodestepaís: “Assimdiz o Eterno, o Soberano, acerca de todosquantosaindavivem em Jerusalém e em toda a terra de Israel: Elescomerãoseualimentodiáriosobangústia e ansiedade; beberãosuaágua em grandedesespero, poistudo o queexiste em suaterradelaseráarrancado e destruídoporcausa da brutalidade e da violência de todas as pessoasquehabitamnaquelasterras.
21 E a Palavra do SENHORveioumavezmais a mimnestestermos:22 “Filho do homem! Queditopopular é estequetemsidocomentado na terra de Israel: ‘Os diaspassam, e as profeciasdão em nada’?
23Ora, afirma-lhes o seguinte: AssimdizYahweh, o SENHORDeus: Fareicessaresseprovérbio, e nãoserámaisfalado em todaCasa de Israel; e dize-lhes: Estãopróximos os dias e o cumprimento de toda a visão!
25Entretanto Eu, Yahweh, profetizarei o que Eu desejar, e isso se cumprirásemdemora. Porquanto em seusdias, ó naçãoamotinada e teimosa, cumprireitudo o que Eu mesmodisser! Palavra do SENHOR, o Soberano!”
26Então a Palavra de Yahwehveio a mim de novonestestermos:27 “Ó filho do homem! Os da Casa de Israelestãomurmurando: ‘A visãoqueestehomemprega é paramuitosdias no futuro; e eleprofetizasobretemposqueestãomuitolonge de nós!’
28Ora, poispodeafirmar-lhes: AssimdizYahweh, o SoberanoSENHOR: Eisquenenhuma de minhasprofeciassofrerámaisdemora; tudo o que Eu vospreveni se cumprirá! Palavra do SENHOR, o EternoSoberano!”
Nenhum comentário ainda.