1Sãoestes os estatutos e os juízosquecuidareis de cumprir na terraquevosdeu o SENHOR, Deus de vossospais, para a possuirdestodos os diasqueviverdessobre a terra.
2Destruireisporcompletotodos os lugaresonde as naçõesqueidesdesapossarserviramaosseusdeuses, sobre as altasmontanhas, sobre os outeiros e debaixo de todaárvorefrondosa;3deitareisabaixo os seusaltares, e despedaçareis as suascolunas, e os seuspostes-ídolosqueimareis, e despedaçareis as imagensesculpidasdosseusdeuses, e apagareis o seunomedaquelelugar.
4Nãofareisassimparacom o SENHOR, vossoDeus,5masbuscareis o lugarque o SENHOR, vossoDeus, escolher de todas as vossastribos, paraalipôr o seunome e suahabitação; e para lá ireis.
6 A esselugarfareischegar os vossosholocaustos, e os vossossacrifícios, e os vossosdízimos, e a ofertadasvossasmãos, e as ofertasvotivas, e as ofertasvoluntárias, e os primogênitosdasvossasvacas e dasvossasovelhas.
8Nãoprocedereis em nadasegundoestamosfazendoaqui, cadaqualtudo o quebempareceaosseusolhos,9porque, atéagora, nãoentrastes no descanso e na herançaquevos dá o SENHOR, vossoDeus.
10Maspassareis o Jordão e habitareis na terraquevosfaráherdar o SENHOR, vossoDeus; e vosdarádescanso de todos os vossosinimigos em redor, e morareisseguros.
11Então, haverá um lugarqueescolherá o SENHOR, vossoDeus, paraalifazerhabitar o seunome; a esselugarfareischegartudo o quevosordeno: os vossosholocaustos, e os vossossacrifícios, e os vossosdízimos, e a ofertadasvossasmãos, e todaescolhadosvossosvotosfeitos ao SENHOR,12 e vosalegrareisperante o SENHOR, vossoDeus, vós, os vossosfilhos, as vossasfilhas, os vossosservos, as vossasservas e o levitaquemoradentrodasvossascidades e quenãotemporçãonemherançaconvosco.
13Guarda-te, nãoofereças os teusholocaustos em todolugarquevires;14mas, no lugarque o SENHORescolhernumadastuastribos, alioferecerás os teusholocaustos e alifarástudo o que te ordeno.
15Porém, consoantetododesejo da tuaalma, poderásmatar e comercarnenastuascidades, segundo a bênção do SENHOR, teuDeus; o imundo e o limpodelacomerão, assimcomo se come da carne do corço e do veado.
17Nastuascidades, nãopoderáscomer o dízimo do teucereal, nem do teuvinho, nem do teuazeite, nem os primogênitosdastuasvacas, nemdastuasovelhas, nemnenhumadastuasofertasvotivas, quehouveresprometido, nem as tuasofertasvoluntárias, nem as ofertasdastuasmãos;18mas o comerásperante o SENHOR, teuDeus, no lugarque o SENHOR, teuDeus, escolher, tu, e teufilho, e tuafilha, e teuservo, e tuaserva, e o levitaquemora na tuacidade; e perante o SENHOR, teuDeus, te alegrarás em tudo o quefizeres.
20Quando o SENHOR, teuDeus, alargar o teuterritório, como te prometeu, e, pordesejarescomercarne, disseres: Comereicarne, então, segundo o teudesejo, comeráscarne.
21 Se estiverlonge de ti o lugarque o SENHOR, teuDeus, escolherparanelepôr o seunome, então, matarásdastuasvacas e tuasovelhas, que o SENHOR te houverdado, como te ordenei; e comerásdentro da tuacidade, segundotodo o teudesejo.
27 E oferecerás os teusholocaustos, a carne e o sanguesobre o altar do SENHOR, teuDeus; e o sanguedosteussacrifícios se derramarásobre o altar do SENHOR, teuDeus; porém a carnecomerás.
28Guarda e cumpretodasestaspalavrasque te ordeno, paraquebem te suceda a ti e a teusfilhos, depois de ti, parasempre, quandofizeres o que é bom e retoaosolhos do SENHOR, teuDeus.
29Quando o SENHOR, teuDeus, eliminar de diante de ti as nações, para as quaisvaisparapossuí-las, e as desapossares e habitares na suaterra,30guarda-te, não te enlacescomimitá-las, apósteremsidodestruídasdiante de ti; e quenãoindaguesacercadosseusdeuses, dizendo: Assimcomoserviramestasnaçõesaosseusdeuses, do mesmomodotambémfarei eu.
31Nãofarásassim ao SENHOR, teuDeus, porquetudo o que é abominável ao SENHOR e queeleodeiafizerameles a seusdeuses, poisatéseusfilhos e suasfilhasqueimaramaosseusdeuses.
Nenhum comentário ainda.