3Mandaramchamá-lo, e eleveiocomtoda a congregação de Israel a Roboão, paralhedizer:4 — O seupainosimpôs um pesadojugo; alivie a duraservidão de seupai e o pesadojugoqueelenosimpôs, e nós o serviremos.
6 O reiRoboãofoipedirconselhoaosanciãosquehaviamestado na presença de Salomão, seupai, quandoesteaindavivia, dizendo: — Comovocês me aconselham a responder a estepovo?
10 E os jovensquehaviamcrescidocomeleresponderam: — Diga o seguinte a estepovoque se queixa do pesadojugoque o seupailheimpôs e quepedeparaqueelesejaaliviado. Diga-lhe o seguinte: “O meudedomínimo é maisgrosso do que a cintura do meupai.
14Preferiuseguir o conselhodosjovens, dizendo: — Meupailhesimpôs um pesadojugo, mas eu o tornareiaindamaispesado. Meupaicastigouvocêscomaçoites; eu voucastigá-loscomescorpiões.
15Assim o reinãodeuouvidos ao povo, porqueestareviravoltavinha do SENHOR, paraconfirmar a palavraque o SENHORtinhadito a Jeroboão, filho de Nebate, pormeio de Aías, o silonita.
16Quandotodo o Israelviuque o reinãolhedavaouvidos, reagiu, dizendo: — Quepartetemosnós em Davi? Nãotemosherança no filho de Jessé! Às suastendas, ó Israel! Cuide, agora, de suacasa, ó Davi! EntãoIsrael se foi às suastendas.
18Então o reiRoboãoenviouAdonirão, superintendentedosquerealizavamtrabalhosforçados, porémtodo o Israel o apedrejou, e elemorreu. Mas o reiRoboãoconseguiusubir no seucarro e fugiuparaJerusalém.
20Quandotodo o IsraelsoubequeJeroboãotinhavoltado, mandaramchamá-lo para a congregação e o fizeramreisobretodo o Israel. Ninguémseguiu a casa de Davi, a nãoser a tribo de Judá.
21QuandoRoboãochegou a Jerusalém, reuniutoda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitentamilhomensescolhidos, treinadospara a guerra, paralutarcontra a casa de Israel, a fim de restituir o reino a Roboão, filho de Salomão.
22Porém a palavra de Deusveio a Semaías, homem de Deus, dizendo:23 — Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao resto do povo:24Assimdiz o SENHOR: “Nãosubam, nemlutemcontra os seusirmãos, os filhos de Israel. Quecada um voltepara a suacasa, porque eu é quefizisto.” E elesobedeceram à palavra do SENHOR e voltaram, como o SENHORlheshaviaordenado.
27 Se estepovosubirparafazersacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coraçãodeles se voltarápara o senhordeles, paraRoboão, rei de Judá. Eles me matarão e voltarãoparaele, para o rei de Judá.”
28Porisso, depois de se aconselhar, o reifezdoisbezerros de ouro e disse ao povo: — Basta de subir a Jerusalém! Eisaqui os seusdeuses, ó Israel, quetiraramvocês da terra do Egito!
32Instituiuumafesta no oitavomês, no diadécimoquinto do mês, igual à festaque se realizava em Judá, e ofereceusacrifícios no altar. Fez o mesmo em Betel e ofereceusacrifíciosaosbezerrosquehaviafeito. Também em Betelestabeleceusacerdotesqueserviamnoslugaresaltosquehaviaconstruído.
33 No décimoquintodia do oitavomês, escolhido a seubel-prazer, elesubiu ao altarquehaviaconstruído em Betel e ordenouumafestapara os filhos de Israel; subiuparaqueimarincenso.
Nenhum comentário ainda.