1 O SENHORfalou a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:2 — Digamaosfilhos de Israel: De todos os animaisqueexistemsobre a terrasãoestesquevocêspodemcomer:3todos os quetêmunhasfendidas, cujocasco se divide em dois e queruminam, essesvocêspodemcomer.
4Masdosqueruminam ou dosquetêmcascodivididosãoestesquevocêsnãopodemcomer: o camelo, querumina, masnãotemcascodividido; esteseráimpuroparavocês;5 o arganaz, porquerumina, masnãotemcascodividido; esteseráimpuroparavocês;6 a lebre, porquerumina, masnãotemcascodividido; estaseráimpuraparavocês.
7Também o porco, porquetemunhasfendidas e o cascodividido, masnãorumina; esteseráimpuroparavocês;8nãocomam da suacarne, nemtoquem no seucadáver. Estesanimaisserãoimpurosparavocês.
10Porémtodo o quenãotembarbatanasnemescamas, nosmares e nosrios, todos os queenxameiam as águas e todoservivoque há naságuas, estesserãoabominaçãoparavocês.
13 — Dasaves, estasvocêsabominarão; não se comerão, serãoabominação: a águia, o urubu e a águiamarinha;14 o milhano e o falcão, segundo a suaespécie;15todocorvo, segundo a suaespécie;16 o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, segundo a suaespécie;17 o mocho, o corvomarinho, a íbis,18 a gralha, o pelicano, o abutre,19 a cegonha, a garça, segundo a suaespécie; a poupa e o morcego.
22Deles, vocêspodemcomerestes: a locusta, segundo a suaespécie; o gafanhotodevorador, segundo a suaespécie; o grilo, segundo a suaespécie; e o gafanhoto, segundo a suaespécie.
29 — Entre o enxame de criaturasque se movemsobre a terra, estasserãoimpurasparavocês: a doninha, o rato, o lagarto, segundo a suaespécie;30 o geco, o crocodilo da terra, a lagartixa, o lagarto da areia e o camaleão.
32 E tudoaquilosobrequecairqualquer um dessesanimais, estandoelesmortos, ficaráimpuro, sejavaso de madeira, roupa, pele, pano de saco ou qualquerinstrumentocomque se fazalgumaobra; deveráserposto em água e ficaráimpuroaté a tarde; depois, ficarápuro.
35 E aquilosobre o quecairalgumacoisa do seucorpomortoficaráimpuro; se for um forno ou um fogareiro de barro, serãoquebrados; sãoimpuros; portanto, vocês os devemconsiderarimpuros.
37 Se do seucadávercairalgumacoisasobrealgumasemente de semear, estaestarápura;38mas, se alguémderramaráguasobre a semente, e, se do cadávercairalgumacoisasobreela, seráimpuraparavocês.
40Quemcomer do cadáverdesseanimallavará as suasroupas e ficaráimpuroaté a tarde; e quemlevar o corpomortodesseanimaldeverálavar as suasroupas e ficaráimpuroaté a tarde.
42Tudo o queandasobre o ventre, e tudo o queandasobrequatropés ou quetemmuitospés, entretodas as criaturasque se movemsobre a terra, nãocomam, porquesãoabominação.
44 Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês; portanto, consagrem-se e sejamsantos, porque eu sousanto; e não se contaminempornenhumadessascriaturasquerastejamsobre o chão, entretodas as criaturasque se movemsobre a terra.
46 — Esta é a lei a respeitodosanimais, dasaves, de todoservivoque se movenaságuas e de todacriaturaquerastejasobre o chão,47parafazerdiferençaentre o impuro e o puro e entre os animaisquepodemsercomidos e os animaisquenãopodemsercomidos.
Nenhum comentário ainda.