2 A mulher de Gileadedeu-lhefilhos; quando os filhos de suamulhereram já grandes, expulsaram a Jefté e disseram-lhe: Nãoherdarás na casa de nossopai, pois és filho de outramulher.
5Como os filhos de AmompelejassemcontraIsrael, foram os anciãos de Gileadebuscar da terra de Tobe a Jefté;6 e disseram-lhe: Vem e sê o nossochefe, paraquecombatamoscontra os filhos de Amom.
7PerguntouJeftéaosanciãos de Gileade: Nãosoisvós os que me tivestesódio, e que me expulsastes da casa de meupai? Porquesoisvindos a mimagora, quandovosachais em aperto?
8Responderam a Jefté os anciãos de Gileade: É porissoquetornamos a ti, paraquevenhasconosco e pelejescontra os filhos de Amom. Ser-nos-ás porcabeçasobretodos os habitantes de Gileade.
13Respondeu o reidosfilhos de Amomaosmensageiros de Jefté: É porqueIsrael, vindo do Egito, me tomou a terradesdeArnomatéJaboque e o Jordão; agorarestitui-me essasterras em paz.
14TornouJefté a enviarmensageiros ao reidosfilhos de Amom;15 e disse-lhe: AssimdizJefté: Israelnãotomou a terra de Moabe, nem a terradosfilhos de Amom;16mas, quandoIsraelsubiu do Egito e andoupelodesertoaté o marVermelho e chegou a Cades,17envioumensageiros ao rei de Edom, quelhedissessem: Deixa-me passarpelatuaterra. Mas o rei de Edomnãolhedeuouvidos. Envioutambém ao rei de Moabe, masestenãoconsentiu; assim, Israelficou em Cades.
18Depois, andoupelodeserto, e rodeou a terra de Edom e a terra de Moabe, e veiopeloladooriental da terra de Moabe, e se acampou da outrabanda de Arnom; porémnãoentrou no território de Moabe, porqueArnomera o termo de Moabe.
21Jeová, Deus de Israel, entregou-o comtodas as suasforçasnasmãos de Israel, que os feriu; assim se fezsenhor de toda a terradosamorreus, quehabitavamnaquelepaís.
24Nãopossuirás tu o territóriodosquedesapossarCamos, teudeus? Assim, possuiremosnós o território de todos os quedesapossar, diante de nós, Jeová, nossoDeus .
26Durante os trezentosanosqueIsraelhabitou em Hesbom e suasvilas, e em Aroer e suasvilas, e em todas as cidadesvizinhas ao Arnom; porquenão as recuperastesnessetempo?
27Nãosou eu, portanto, quempecoucontra ti, és tu, porém, que me estásfazendoinjúria a mim, declarando-me a guerra. Jeová, quehoje é árbitro, julgueentre os filhos de Israel e os filhos de Amom.
30FezJefté um voto a Jeová e disse: Se, na verdade, me entregaresnasmãos os filhos de Amom,31 a pessoa, sejaelaqualfor, quesair da porta da minhacasa ao meuencontro, quando eu voltarvitoriosodosfilhos de Amom, será de Jeová, e eu a oferecerei em holocausto.
33Jeftéferiu-os comgrandemortandadedesdeAroeratéchegar a Minite, numasvintecidades, e atéAbel-Queramim. Foramsubjugados os filhos de Amomdiantedosfilhos de Israel.
35Quando a viu, rasgou os seusvestidos e disse: Ai de mim, filhaminha! Tu me arruinaste e te fizeste a causa da minhacalamidade; porquantodei a minhapalavra a Jeová e nãopossovoltaratrás.
37Disse a seupai: Sejaistofeito a meufavor: deixa-me pordoismeses, paraque eu vá e desçapelosmontes, chorando a minhavirgindadecom as minhascompanheiras.
39Passados os doismeses, tornouelaparaseupai, o quallhefezsegundo o seuvoto: elanãotinhaconhecidovarão. Veio a sercostume em Israel,40 o irem de ano em ano as filhas de Israel a chorar a filha de Jeftéporquatrodias.
Nenhum comentário ainda.