2Gileadetambémtevefilhos da suaesposa. Essesfilhoscresceram e expulsaramJefté, dizendo: — Vocênãoherdaránada na casa de nossopai, porque é filho de outramulher.
7PorémJeftédisseaosanciãos de Gileade: — Vocêsnãosãoaquelesque me odiaram e me expulsaram da casa de meupai? Porquevêm a mimagora, quandoestão em aperto?
8 Os anciãos de Gileaderesponderam a Jefté: — É porissoqueagoraestamosvoltando a você. Venhaconosco e lutecontra os filhos de Amom. Seja o nossochefesobretodos os moradores de Gileade.
9EntãoJeftéperguntouaosanciãos de Gileade: — Se vocês me fizeremvoltarparacombater os filhos de Amom, e o SENHOR os entregarnasminhasmãos, então eu serei o chefe de vocês?
13 O reidosfilhos de Amomrespondeuaosmensageiros de Jefté: — É porque, quandoIsraelsaiu do Egito, tomou a minhaterradesde o Arnomaté o Jaboque e até o Jordão. Devolva-me agoraessaterra, pacificamente.
14PorémJeftétornou a enviarmensageiros ao reidosfilhos de Amom,15dizendo: — AssimdizJefté: “Israelnãotomounem a terradosmoabitasnem a terradosfilhos de Amom.
17EntãoIsraelenvioumensageiros ao reidosedomitas, dizendo: ‘Peçoquevocê me deixepassarpelasuaterra.’ Porém o reidosedomitasnãolhedeuouvidos. Israelmandoupedir a mesmacoisa ao reidosmoabitas, maseletambémnãoquisatender. E, assim, Israelficou em Cades.
18Depois, andoupelodeserto, e rodeou a terradosedomitas e a terradosmoabitas, e chegou a leste da terradestes, e acampou do outrolado do Arnom. Nãoentrou no territóriodosmoabitas, porque o Arnom é a fronteiradeles.
20PorémSeom, nãoconfiando em Israel, recusoudeixá-lo passarpeloseuterritório; pelocontrário, reuniutodo o seupovo, acampou em Jaza, e lutoucontraIsrael.
21 O SENHOR, Deus de Israel, entregouSeom e todo o seupovonasmãos de Israel, que os derrotou. E Israeltomoupossedasterrasdosamorreus, quemoravamnaquelelugar.
24Não é fatoquevocêconsideracomosuapropriedadeaquiloqueQuemos, seudeus, lhe dá? Assimnóspossuiremos o território de todos os que o SENHOR, nossoDeus, expulsou de diante de nós.
26EnquantoIsraelmoroudurantetrezentosanos em Hesbom e nassuasvilas, e em Aroer e nassuasvilas, e em todas as cidadesqueficam às margens do Arnom, porquevocês, amonitas, não as recuperaramduranteessetempo?
27Portanto, nãosou eu quempecoucontravocê! Porémvocêfazmal em lutarcontramim. O SENHOR, que é juiz, julguehojeentre os filhos de Israel e os filhos de Amom.”
30Jeftéfez um voto ao SENHOR, dizendo: — Se, de fato, entregares os filhos de Amomnasminhasmãos,31quemprimeirosair da porta da minhacasapara se encontrarcomigo, quando eu voltarvitoriososobre os filhos de Amom, esseserá do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto.
33Ele os derrotoudesdeAroeraté as proximidades de Minite — vintecidades ao todo — e atéAbel-Queramim. Foiumagrandederrotapara os filhos de Amom, que, assim, foramsubjugadospelosfilhos de Israel.
34QuandoJeftévoltoupara a suacasa, em Mispa, a filhasaiu ao seuencontro, tocando o tamborim e dançando. E elaerafilhaúnica; elenãotinhaoutrofilhonemfilha.
35QuandoJefté a viu, rasgou as suasroupas e disse: — Ah! Minhafilha! Você me prostraporcompleto! Vocêpassou a ser a causa da minharuína, porquefiz um voto ao SENHOR e nãopossovoltaratrás.
37 E eladissemais ao seupai: — Que me sejaconcedidoisto: deixa-me pordoismeses, paraque eu vá, e desçapelosmontes, e chore a minhavirgindade, eu e as minhascompanheiras.
39 Ao fimdosdoismeses, elavoltouparaseupai, quelhefezsegundo o votoquetinhafeito. Assim, elanuncateverelaçõescomhomemalgum. Daquiveio o costume em Israel40 de as filhas de Israelsaíremporquatrodias, todos os anos, a chorarpelafilha de Jefté, o gileadita.
Nenhum comentário ainda.